ANÚNCIOS

Aprenda o básico para evitar os 6 erros financeiros mais comuns

Saiba se você está cometendo um dos maiores erros financeiros da sua vida. Aprenda como evitar ciladas e ter o controle do seu dinheiro.

ANÚNCIOS
erros financeiros
Fonte: Google

Erros financeiros são constantes no nosso dia a dia, até porque vivemos numa sociedade onde não é cultura aprender como lidar com finanças desde a nossa infância. Logo, pagamos um alto preço quando nos tornamos adultos.

Se você está cansado de te trabalhar todos os meses e apenas pagar suas contas! Então você deve estar cometendo constantemente os erros financeiros que te levarão a decadência financeira.

ANÚNCIOS

É muito comum que pessoas sem qualquer informação financeira cometa os erros e deixe seu orçamento mensal estacionado em: receber e pagar dívidas.

Contudo, isso poderá ser resolvido se você adotar algumas medidas e se reeducar para que as coisas possam fluir de maneira mais sólidas e com mais entendimento.

Vamos lá!

Sobre manter uma boa educação financeira

Não existe nada mais importante que manter uma educação financeira saudável, não pense que sua desorganização financeira afeta apena a sua pessoa.

Não mesmo, ela reflete em todo a sociedade, o seu endividamento poderá acarretar a impossibilidade de contrair crédito no mercado financeiro.

Assim, consequentemente as financeiras e bancos não poderão colocar o seu capital em circulação o que diminui a economia interna e desvaloriza a moeda do país, além do risco projetado para os investidores internacionais.

Dito isso, é possível visualizar que o planejamento financeiro vai além do seu bolso, por fim, o mercado financeiro nacional, isso determinado por poucos brasileiros, planejam e criam algum tipo de plano financeiro.

Você é um dos poucos brasileiros que possui algum planejamento financeiro?

Quais os benefícios do planejamento financeiro

erros financeiros
Fonte: Google

Veja o quão importante é ter um hábito de planejamento financeiro.

ANÚNCIOS

Esse hábito saudável na criação de planejamento financeiramente, reflete diretamente em uma série de situações boas que influenciam no seu dia a dia.

Portanto, o planejamento financeiro é a melhor arma para os seguintes benefícios:

– Conhecer profundamente a sua situação financeira, ou seja, dimensionar o quanto ganha, quais são os seus gastos, e quanto poderá poupar ou economizar por mês;

– Conquistar de maneira mais pragmática os seus objetivos pessoais, por exemplo a aquisição de bens;

– Quitar suas contas com mais facilidade sem a necessidade de contrair um empréstimo ou crédito;

– Entender melhor o que é ser consumidor;

– Demonstrar que possui controle sobre o se dinheiro;

– Manter-se em dia com as possibilidades financeiras de sua renda; e,

– Passará a valorizar sua renda e não se tornará escravo do seu dinheiro.

Como evitar os 6 erros financeiros que levam a falência?

Iremos listar as situações que você deverá evitar para isso, veja a seguir:

ANÚNCIOS

Não se deixe enganar, mantenha-se informado sobre seus gastos

O primeiro erro mais cometido é não saber o quanto se ganha de fato, isso significa dizer que, várias pessoas não tem a menor ideia do quanto ganha ou quanto gastam, sabe aquele gasto diário com lanches e coisas bobas como, por exemplo, aquele sorvete após o almoço ou ainda aquela sobremesa no lanche da tarde.

Tudo isso poderá ser reduzido, contudo, poucos atentam a isso, efetua gastos desnecessário, utilizam coisas – mensais, que não necessitariam se refletissem um pouco mais sobre elas e qual a sua prioridade em suas vidas.

Não se deixe se enganar, anote seus gastos.

Parece até bobagem, contudo, não é! Anotar as quantias gastas durante o seu dia a dia é a melhor solução, não se limite a acreditar que isso deva ser feito em um caderninho, se você não tem ciência existe vários aplicativos que te auxiliam nessa situação.

Tudo será feita de maneira eletrônica, com a movimentação financeira sempre em pauta e incluída em sua rotina diária você entenderá melhor o quanto gasta.

Pense duas vezes antes de comprar algo, evite as compras por impulso

Um dos maiores erros financeiros, algumas pessoas compram apenas por comparar, já outras, sem saber, possuem um desvio compulsivo que deverá ser tratado por um profissional.

Você pode até dizer que não, contudo, sem notar quantas vezes já sentiu satisfeito por efetuar a aquisição de produto ou serviço que segundos depois se perguntava se realmente seria necessário.

Pratique sua autoaprovação: se pergunte antes se vale a pena ou se precisa do produto ou serviço.

ANÚNCIOS

Nada de cartão de crédito, pague à vista

Exatamente isso que você leu acima! Se você não sabe usar ou controlar suas compras efetuadas no cartão de crédito e melhor não utilizar.

Além disso, o pagamento à vista traz alguns benefícios como, por exemplo, o desconto ou a redução e dívidas futuras.

Não poupar para situações emergenciais

Não possuir uma reserva emergencial não ajuda em nada, em momentos complicados ainda mais os financeiros podem gerar mais dívidas ou uma redução do seu orçamento familiar o que poderá gerar problemas futuros e até o endividamento.

Assim, possuir uma reserva emergencial é um passo a mais para alcançar o seu planejamento financeiro saudável e evitar sua falência financeira

Não investir

Ultimamente o mercado financeiro tem demonstrado uma alta para os investimentos financeiro, por isso, não tenha medo de investir, contudo, mantenha a cautela e fique atendo as variações das operações financeiras.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, busque mais informações aqui em nosso blog para ter uma vida financeira saudável.

SUGESTÃO UNOP

Caso você esteja enfrentando dificuldades em conseguir um cartão crédito para lhe ajudar no dia-a-dia, sugerimos que veja a nossa página de Cartões Recomendados, onde demostramos a vantagens de cada um, como por exemplo, anuidade gratuita, parcelamento, não consulta ao SPC/Serasa e etc.

ANÚNCIOS

Clique no botão abaixo e aprenda como consegui-los!


Atualizado em