ANÚNCIOS

Veja como evitar golpes no PIX

O PIX é uma plataforma recente e já estão aplicando golpes através dela. Saiba como se proteger e não se prejudicar. Leia essas dicas para não cair em golpes no PIX!

ANÚNCIOS
golpes no PIX
Fonte: Google

Tenha cuidado ao utilizar o PIX 

O PIX é uma ferramenta criada pelo Banco Central há pouco tempo, foi no final de 2020 e já vem enfrentando golpes pela internet. Nesse curto período de tempo já se tornou a plataforma mais usada para fazer pagamentos e transferências.

É para pessoas físicas e jurídicas, e é uma opção de pagamento em compras online e em estabelecimentos comerciais físicos.   Como tudo o que relaciona dinheiro e pessoas, pessoas usam o PIX como ferramenta para oportunistas para enganar os usuários e plicar golpes. Por esse motivo, redobrar cuidado ao utilizar o serviço é essencial.

Portanto, se você já usa muito o PIX para fazer suas transferências e realizar pagamentos, não deixe der todo esse artigo! Assim, aqui estão reunidas todas as informações que podem te impedir de cair em esquemas de golpistas que querem tomar posse do seu dinheiro. Por isso, feitas essas considerações, confira nosso artigo sobre os golpes no PIX! 

ANÚNCIOS

Como fazer o cadastro no PIX de forma correta e evitar golpes

Muito antes de você começar a utilizar o serviço já existem esquemas para você cair. Isso quer dizer que alguns golpistas estão engajados a te prejudicar durante o processo de cadastro na ferramenta PIX.  Por isso, fizemos um passo a passo didático para te ajudar a fazer o cadastro corretamente, te impedindo de ser alvo alcançado nesses golpes no PIX.

Sendo assim, se você quer fazer um cadastro para ter acesso a essa ferramenta inovadora do Banco Central continue lendo. A maior parte dos golpes acontecem com clientes que ainda não têm no seu anco disponível o cadastro oficial. No aplicativo oficial ou no site, o internet banking. 

Através de falhas nos cadastros os oportunistas aplicam golpes, já que a procura pelo cadastro PIX é grande. Isso acontece através de clones dos sites oficiais das instituições financeiras. É importante dizer que na loja de aplicativo do seu aparelho celular podem existir aplicativos similares ao oficial do seu banco, porém são falsos.

Além disso, o golpe PIX pode acontecer nos momentos da realização do cadastro. Então, ao efetuar Login em aplicativos ou sites com todas as suas informações bancárias, sendo elas número da conta, agência e senha. Caso esses sites sejam falsos, ou seja, cópia das plataformas financeiras oficiais, você pode cair nesse golpe.  

No cadastro das suas chaves. Elas podem ser CPF, e-mail, número de telefone celular, CNPJ e ainda uma opção e chave aleatória que é pelo próprio sistema. Com exceção desta últimas todas as outras representam dados pessoas e sensíveis que podem ser roubados. 

Quais são as medidas de segurança para não cair em golpes no PIX?

Fonte: Google

São bem simples! Reforce a atenção aos locais em que você fornece seus dados. Com ciência dessas atitudes fraudulentas por parte de algumas pessoas, o Banco Central criou uma forma de restituir valores sob suspeita de fraude.  O sistema de Segurança do Banco Central também conta com o controle de fraudes, sendo um lugar a recorrer caso você seja vítima de um golpe. Nele são possíveis alguns reembolsos a quem foi prejudicado com algum golpe PIX. 

Algumas medidas de segurança podem ser tomadas pelo banco responsável pelo PIX, como por exemplo o banco pode comparar as chaves com os dados das pessoas que a transação PIX envolve. Assim, caso apresente alguma suspeita pode deixar a transação em análise e não concluir a transação financeira imediatamente.

Esta análise deve ser informada ao cliente. Caso o cliente caia em alguma dessas transações de golpe PIX, ele será o principal prejudicado. É possível evitar esta situação apenas conferindo todos os dados da pessoa em que você deseja enviar algum valor, bem como se certificar que estão corretos. 

O que é  Phishing? 

O Phishing é um golpe. O nome é uma palavra em inglês que significa “pesca”, ou seja, consiste na pesca de informações pessoais por golpistas através da internet. Já são mais de 60 sites falsos para golpes PIX com o objetivo de enganar as pessoas com a técnica phishing. 

Esses golpes costumam acontecer da seguinte maneira: A vítima acessa um site falso e fornece suas informações pessoais, ou mesmo antes de fazer cadastro, ao acessar o aplicativo ou site é feito um download oculto através de um software que consegue pescar os dados. 

Pode ficar tranquilo! Agora que você sabe que esses golpes acontecem e quais são os mecanismos que os golpistas utilizam para enganar as pessoas, basta ficar atento as atitudes que você toma ao fornecer seus dados na internet.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigo com informações sobre o PIX e tire todas as suas dúvidas.

Dicas
Unop
Sobre a conta digital Google, ela pode ser usada através do aplicativo no aparelho celular ou site, sem ser necessário ir a uma agência.
Conta digital Google: Entenda essa novidade!
Saiba mais Você permanecerá no site atual

Atualizado em

0

Aguarde…