ANÚNCIOS

Cadúnico: Como descubro se estou no cadastrado?

O Cadúnico, Cadastro Único, é a maneira do Governo Federal controlar a renda individual da população para analisar a implementação de políticas públicas.

ANÚNCIOS


cad unico
Fonte: Google

O Cadastro Único, é a maneira do Governo Federal controlar a renda individual da população brasileira. De forma a analisar a implementação de políticas públicas. Assim, esses programas criados pela Federação tem relação com assistência social e redistribuição de renda. As famílias brasileiras em situação de pobreza ou extrema pobreza com salário de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de três salários mínimos na casa estão no Cadúnico.

Nesse ano, o instrumento se tornou ainda mais relevante em março. Pois, foi quando o Governo anunciou o pagamento do auxílio emergencial.

Nesse sentido, o valor foi de R$600,00 com a duração de três meses. Dessa maneira, a ajuda foi aprovada ao trabalhadores informais que tiveram algum problema com a renda. Então, diminuição de renda, corte de salário, trabalhadores do MEI ou até pessoas que perderam o emprego.

Por isso, uma dúvida que surgiu e persiste é a das pessoas que não sabem se estão no Cadúnico ou precisam se inscrever no programa. Assim, para descobrir isso, as etapas são muito simples. Assim, você pode realizá-las pelo aplicativo, por ligação telefônica ou pelo site.

ANÚNCIOS


Cadúnico Pelo aplicativo

Faça o download do aplicativo do Cadúnico no seu celular através do Google Play (Android) ou App Store (iPhone);

Acesso o aplicativo e entre;

Preencha o formulário que consta ali. As informações solicitadas são: nome, nascimento, nome da mãe e local de residência.

Pelo site

Entre no site do Cadastro Único ou pelo endereço https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/;

Preencha o formulário com os dados solicitados: nome completo, nascimento, nome da mãe e o local onde você mora (município e estado);

Finalize e descubra se você já está cadastrado no programa através do botão “Emitir”.

Cadúnico Pelo telefone

Caso você não tenha acesso a um Smartphone ou à internet, você pode ligar. Nesse sentido, o atendimento por via telefônica é realizado de segunda a sexta, das 7 às 19h. Ademais, você também pode ligar nos finais de semanas e feriados entre o horário das 10 às 16h;

Ligue para 0800 707 2003;

Digite a opção 5 para descobrir se você está ou não no Cadastro Único.

Outras funções do Cadúnico

Cadúnico
Fonte: Google

O Cadastro Único é uma maneira de verificar os brasileiros que precisam do auxílio emergencial de R$600,00. Além disso, também guia o Governo Federal os estados e os municípios quando se trata de outros programas sociais. Programas como:

Programa Bolsa Família

Programa Minha Casa, Minha Vida

Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

Carteira do Idoso;

Aposentadoria para pessoa de baixa renda;

Programa Brasil Carinhoso;

Programa de Cisternas;

Telefone Popular;

Carta Social;

Pro Jovem Adolescente

Tarifa Social de Energia Elétrica;

Passe Livre para pessoas com deficiência;

Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Os municípios devem fazer visitas aos domicílios de período em período. Essa atividade ocorre para que as prefeituras possam avaliar quais famílias precisam estar no Cadúnico.

E assim, necessitam de auxílios e políticas públicas. Por isso, as visitas são muito importantes. É uma forma de ver quais medidas a tomar pelos municípios. De forma a trazer o bem estar social às famílias. Agora, você já pode saber se está ou não no Cadúnico.

Gostou do conteúdo? 

Então, se você gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhar em suas redes sociais com seus familiares e amigos. Para que mais pessoas possam ter acesso a estas informações.

ANÚNCIOS


Dicas
Unop
Como criar uma conta mesmo negativado: Saiba agora como abrir!
Como criar uma conta mesmo negativado: São diversas plataformas, sites e empresas oferecem essa possibilidade de forma fácil
Saiba mais Você permanecerá no site atual


Atualizado em