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Como apostar no marketing pessoal para alavancar sua carreira

Você sabe o que é marketing pessoal? Aprenda como apostar em seu marketing pessoal para alavancar sua carreira.

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marketing pessoal
Fonte: Google

Para você conseguir se destacar no seu nicho, não basta você ter conhecimento ou experiência no assunto, pois se você quer ter sucesso em seu negócio, se tornar uma autoridade dentro dele, você precisa trabalhar o seu marketing pessoal.

Nesse sentido, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias que você pode usar para mostrar suas principais características positivas e habilidades, fazendo com que as pessoas te vejam de uma forma mais positiva. Dessa maneira, se você usar as estratégias corretamente, você vai conseguir se destacar, independente em qual área você atue, mesmo sendo um ramo de grande concorrência.

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O que é o marketing pessoal?

O marketing pessoal é fundamental para se destacar no mercado de trabalho. Assim, a boa comunicação é fator de extrema importância para montar o seu marketing pessoal, visando uma boa autoimagem, para sempre passar a melhor impressão para os seus interlocutores. 

Pense que você estará “vendendo o seu serviço”, por isso precisa convencer o seu leitor de que seria bom contratar você ou o seu serviço, você é a sua marca. E, sendo assim, use sempre uma linguagem clara e simples, mas para falar das suas habilidades e qualificações, busque palavras que impactam. 

Desta maneira, você já mostra para o seu cliente que você agregaria valor na vida ou no negócio dele. É necessário destacar o seu diferencial e mostrar para o seu interlocutor as vantagens de adquirir seu serviço. 

Isso não implica em um marketing agressivo, muito pelo contrário, um bom marketing parte da necessidade do cliente para a venda do serviço ou produto e não ao contrário. Para isso você deve estudar o seu público e entender as suas necessidades.

Por que investir em marketing pessoal?

marketing pessoal
Fonte: Google

Investir em marketing pessoal é muito importante, porque, além de uma comunicação assertiva, você deve se preocupar com sua aparência, infelizmente viemos em uma sociedade que foca muito neste aspecto. 

Isso não quer dizer que estejamos falando de padrões estéticos, aqui estamos pensando naquela velha “máxima” de a primeira impressão é a que fica. Talvez você não vai ter a oportunidade de demonstrar todo seu potencial de trabalho em um primeiro contato, por isso, você deve apresentar uma boa imagem.

Sendo assim, identifique seus pontos fortes, suas habilidades e trabalhe com elas, mas antes disso, é importante pensar qual a imagem você quer passar para as pessoas, sendo importante entender que o marketing pessoal é um conjunto de hábitos, por isso você precisa aplicar as estratégias.

Dessa forma, pense que você precisa ser lembrado pela sua imagem para ter credibilidade com o seu público. Para isso, sugerimos que se faça algumas perguntas para que fique claro para você mesmo suas habilidades e potenciais. Pense e anote:

  • “Qual sua característica mais conhecida? ”
  • “As pessoas te pedem ajuda para fazer o que? ”
  • “ O que mais falam sobre você no que se refere a habilidade? ”

    Entender a sua imagem ajuda você descobrir e a demonstrar com clareza o seu diferencial, e, o autoconhecimento é inclusive uma chave para isso, sendo o primeiro passo para você conhecer suas habilidades e dificuldades, que precisam ser desenvolvidas.

    Ademais, quando for transmitir ao seu púbico o seu diferencial, não se esqueça de fazer isso com valores positivos, tendo sempre:
  • Humildade;
  • Ética;
  • Pro atividade;
  • Comprometimento;
  • Transparência.

    E, todos estes quesitos farão você se aproximar cada vez mais da imagem que você deseja transmitir.

Definição de Marca para um marketing pessoal

Para além dessa assertividade comunicativa, você precisa também definir a sua marca. Definir uma marca é se posicionar diante do mercado e do público que você almeja atingir. Para isso é importante pontuar seus: 

  • Valores – princípios inegociáveis, atitudes que devem refletir os seus valores
  • Visão – é o que você deseja para o futuro, o que você almeja.
  •  Missão – propósito que você deseja seguir.
  • Forças e fraquezas – É importante entender para que você consiga destacar suas forças e esconder suas fraquezas e fortalece-las para destacar o que você tem de melhor, aprimorando-se. Fazendo uma lista das suas forças e fraquezas você vai conseguir definir qual o mercado mais adequado para você.

    E, para que seu público se identifique com você e te veja a partir daquela imagem que você gostaria de ser lembrado. 

Posição de Mercado

Depois de definir sua marca, é necessário que você se posicione diante do mercado, para isso você precisa identificar “Com quem você fala? ”, “ Qual o seu segmento? ”.  A partir disso:

  • Publique conteúdos de qualidade;
  • Utilize estratégias de SEO para o seu conteúdo ser bem encontrado;
  • Seja ativo nas redes sociais;
  • Participe de fóruns de grupos do seu nicho para ampliar sua rede de contatos;
  • Grave vídeos para youtube.

    Sendo assim, além de todos esses passos cruciais, participe de eventos na sua área, se mantenha atualizado no seu nicho (seguindo blogs de pessoas que são referências no seu nicho), e faça cursos de especialização, sempre buscando o seu melhor dentro do mercado.

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