ANÚNCIOS

Metodologia STAR – técnica usada para ir bem nas entrevistas de emprego

Você sabe o que é a Metodologia STAR? E como funciona essa técnica para ir bem nas entrevistas de emprego? Descubra e utilize essa técnica!

ANÚNCIOS
metodologia star
Fonte: Google

Há muitas técnicas para conseguir ir bem em um processo seletivo. Nesse sentido, uma das alternativas mais usadas por candidatos e recrutadores, é a chamada metodologia STAR. É um método que pode ajudar conseguir a próxima vaga.

Conheça cada uma das etapas dessa metodologia e veja como conseguir arrasar em sua entrevista. Vamos aprender então um pouco mais sobre essa técnica. Para isso, leia o artigo até o fim.

ANÚNCIOS

O que é a metodologia STAR?

Essa metodologia é um método que consiste em ajudar pessoas a contar histórias. Dessa maneira, ele ajuda a organizar as respostas. Com o objetivo de pegar exemplos concretos que mostrem se o candidato tem experiência ou não.

Essa técnica possui uma organização. Nesse sentido, é dividida em quatro etapas: Situação (S), Tarefa (T), Ações (A) e Resultados (R).  E desse jeito, você poderá destacar as suas principais características e os seus melhores resultados como atuante daquela área. 

Como e porque os recrutadores utilizam a metodologia STAR em processos seletivos? 

Esse método é bastante usado em processos seletivos. Muitos recrutadores elaboram suas questões através desta técnica para tentar entender melhor os candidatos que estão tentando a vaga. Já que narrando como se fossem histórias, não há aquele método formal.

Dessa forma, o recrutador precisa conseguirá saber se o candidato já passou por experiências que possam ajudá-lo a se candidatar para a vaga. Nesse sentido, se durante uma entrevista, ele não conseguir relatar situações que realmente comprovem estar apto para aquele cargo, poderá ser eliminado do processo.

Além disso, os recrutadores introduzem a técnica STAR no processo pela necessidade de entender como os candidatos pensam. Assim, ao ouvir certa história, irão observar os detalhes, entendendo como o candidato aplicou suas habilidades e competências em certas situações.

A estrutura STAR regular faz com que a comparação entre as respostas de todos os candidatos seja muito mais fácil de lidar para os recrutadores. Uma vez que essa abordagem auxilia nas descobertas das habilidades descritas no currículo conseguem enxergar inverdades ou exageros.

Como eu posso usar a metodologia STAR em uma entrevista de emprego? 

metodologia star
Fonte: Google

No método STAR, você precisará montar a sua história respeitando quatro etapas, como veremos adiante:

S – Situação 

Nesse primeiro passo, você deverá expor suas experiências, mas, cumpre citar que, você não deve expor de forma generalizada, mas sim focar em pontos específicos. Por exemplo, caso você esteja fazendo uma entrevista para um cargo da área de vendas. Você pode dizer, que quando você trabalhava na loja de departamentos X, você teve que ajudar a sua equipe a cumprir uma meta de X vendas na véspera de Páscoa. 

T – Tarefa 

Nesse segundo tópico, você deverá dizer quais eram as suas tarefas dentro da situação que você abordou. E, poderia abordar, que ficou responsável pelas vendas do setor de sapatos. Sendo um dos mais rentáveis da loja, e que viu ali como criar uma abordagem de vendas com maiores resultados.

A – Ações 

Nesse tópico, você deverá abordar tudo aquilo que você fez para conseguir alcançar as metas propostas pela loja. Por exemplo, qualquer situação que tenha ajudado você a alcançar grandes resultados.

ANÚNCIOS

R – Resultados 

Esse é o ponto mais importante. Aqui, você deverá destacar os resultados que você obteve dentro da história que foi narrada por você. Por exemplo, dizendo que ficou responsável por 20% das vendas de sua equipe na Páscoa, e foi o vendedor que mais vendeu naquela ocasião.

Mas, esse exemplo só será válido se realmente tiver ocorrido. Nunca é válido mentir em entrevistas de emprego, porque em algum momento, seja em curto ou longo prazo, podem ser descobertas. E então, você será mal visto pela empresa que o contratou.

Se as suas respostas forem algo como “cometemos menos erros” ou “projetos ficaram prontos mais rapidamente”, isso pode não ser suficiente para os recrutadores. Já que porcentagens, comparações antes e depois são mais úteis para comprovar o valor do seu trabalho. 

Se você for passar por uma entrevista de emprego com a abordagem STAR, pense nas questões que podem aparecer para alguém nessa posição. Depois disso, foque seu tempo e energia para se preparar para elas. Dessa forma, você poderá aplicar o método STAR com eficiência e poderá receber bons feedbacks nas entrevistas de emprego. De maneira a se destacar até garantir sua tão sonhada vaga!

Como eu posso escolher um bom exemplo?

Para escolher um bom exemplo, pesquise com antecedência o perfil da empresa e da vaga para o qual você esteja se candidatando. Dessa forma tente entender quais são os pontos que eles estejam mais focados.

Um exemplo é, que caso estejam contratando para uma agência de publicidade, os recrutadores irão tentar identificar sua capacidade criativa, por exemplo. Sendo assim, é importante que seu exemplo destaque suas habilidades que sejam relevantes para essa vaga e para a empresa. Dessa forma, a metodologia STAR, poderá ajuda-lo durante seu processo seletivo.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigos com informações sobre recrutamento e seleção, tire todas as suas dúvidas.

Dicas
Unop
Procurando uma oportunidade de emprego? Segue lista dos melhores sites que você poderá se inscrever pela internet.
Primeiro emprego: Veja os melhores sites para se candidatar
Saiba mais Você permanecerá no site atual

Atualizado em

0

Aguarde…