ANÚNCIOS

Conheça 18 curiosidades sobre cartão de crédito

O cartão de crédito é muito querido pelas pessoas. Conheça 18 curiosidades que você provavelmente nunca ouviu falar sobre cartão de crédito!

ANÚNCIOS
cartão de crédito
Fonte: Google

As pessoas que consomem na internet preferem como meio de pagamento o cartão de crédito. Nesse sentido, mais de 70% das compras online acontecem assim. O cartão apresenta vantagens quando comparamos a outras maneiras de pagamento pois o pagamento é aprovado na hora.

Por isso, veja nesse artigo curiosidades interessantes sobre cartão de crédito. Além disso, a opção de parcelamento que permite a organização financeira e embora você já seja familiarizado com isso temos algumas curiosidades sobre o cartão de crédito que talvez você não conheça. Confira!

ANÚNCIOS

1. Quantos cartões de crédito existem no mundo

Outra curiosidade sobre cartões de crédito é que sua contagem chega a 5 bilhões em uso no mundo. A média fica 0,7 cartões por pessoa, segundo o último senso mundial. São tantos cartões que se colocados lado a lado dão a volta no mundo 11 vezes. Além disso, o cartão de crédito é o produto mais lucrativo para as financeiras e bancos, movimenta bilhões de reais por ano.

2. O seu nome não conta:

Quando ao realizar uma compra em um site com cartão de crédito e é solicitam o nome do portador a informação não é conferida. O que significa dizer que não é uma informação tão importante na hora de cadastrar um cartão em site para compra.

No Brasil e em muitos países não existe um sistema que consiga automaticamente identificar quem é o dono do cartão. Muitas pessoas colocam até nome de de celebridades em seus cartões e o pagamento acontece normalmente. No entanto, não é recomendável fazer isso, haja vista que a loja tem o direito de fazer essa validação que não costuma ocorrer.

3. O CPF não conta:

Não só o nome mas o CPF também não tem conferência para identificar portador do cartão. Contudo, o CPF tem outras utilidades como a análise de crédito e a emissão de notas fiscais.

Pois são atribuídos ao dono do documento. Nenhuma análise é capaz de garantir que um cartão pertence a um CPF. Só as instituições financeiras sabem a quem pertence, mas por outros motivos como custo, segurança e complexidade que não podem consultar.

4. Quando surgiu o primeiro cartão de crédito do mundo?

cartão de crédito
Fonte: Google

Em uma noite de jantar com os amigos nos Estados Unidos em 1951, Frank MacNAmara esqueceu de levar seu dinheiro e o talão de cheques. Ele pagou a conta com a apresentação do nome apenas. Ou seja, o primeiro cartão de crédito na verdade era um crediário, onde a pessoa apenas assinava sua conta e depois pagaria sua fatura.

O Diners Club Card foi aceito em 27 restaurantes norte-americanos. Em 1952 a modalidade internacional de cartão surgiu e em 1954 chegou no Brasil. Apesar disso, o Frank vendeu a ideia a preço de banana, por 200 mil dólares por achar ser só uma modinha passageira

5. O cartão é o meio mais seguro para comprar pela internet:

Apesar de o cartão de crédito ser alvo de muitos golpistas e fraudadores, você está protegido por contrato contra cobranças indevidas. Além disso, não é culpa do cliente se o site é ilegítimo ou se o mesmo não consegue se proteger de hackers. Contuso, és eu papel identificar no cartão se há ounão um transação que não conheça e ligar na agência para estorno.

6. O cartão de crédito tem medidas universais:

Você sabia que os primeiros cartões de crédito eram em papel? Só depois foram substituídos pelos de plástico.
Nesse sentido, para manter um padrão criaram-se medidas universais que devem ser estritamente respeitadas por emissores de todo mundo. O formato é um exemplo, é o mesmo em todos os países.

ANÚNCIOS

7. A cada segundo existem 10 mil operações no mundo todo:

O número de operações no mundo é uma das curiosidades mais interessantes sobre o cartão. Assim, essa quantidade só tende a aumentar com o passar do tempo. No ano de 2006, por exemplo, houve 1,8 milhão de operações, já em 2012 somaram 4,4 milhões.

Atualmente, a cada segundo existem mais de dez mil operações no mundo todo com o cartão de crédito. Ademais, as movimentações financeiras cresceram exponencialmente em um período se 6 anos. Em 2006 fora movimentados 146 milhões de reais e em 2012 468 bilhões

8. A função dos números do cartão de crédito:

cartão de crédito
Fonte: Google

Você já se perguntou o porquê o número dos cartões de crédito serem tão grandes? Se sim, aqui está a resposta:
O 1º dígito é referente a bandeira do seu cartão de crédito, por exemplo: o numeral 3 corresponde ao American Express ou Diners Club, enquanto o 4 é o Visa, o 5 é Mastercard e assim por diante.

Do 2º ao 6º dígito são os dados do banco emissor do cartão de crédito. Já do 7º dígito ao 15º se referem ao número da sua conta. O último dígito é o da confirmação que vai validar todos os números anteriores, ele é o chamado dígito de validação.

9. Compras em outras moedas

Os cartões internacionais permitem compra em outra moeda. Nesse sentido, se você comprar em dólar ou em qualquer outra moeda você não tem o valor exato do produto ou serviço imediatamente. As operadoras só fazem a conversão de acordo com a coração no dia do fechamento da fatura. Nesse sentido, se a cotação da moeda estiver baixa no dia da compra não faz diferença. No entanto, algumas empresas já atualizaram para contabilizar os valores no momento da compra.

10. Pagamento Mínimo

O pagamento mínimo é uma alternativa oferecida pelas operadoras, representando apenas 10% do total da fatura, sendo uma opção para que você permaneça em dia com a sua operadora.
O pagamento mínimo pode parecer uma vávula de escapae para quem se enrolou e gasttou mais do que conseguiria pagar naqquele mês. Contudo, é uma cilada, haja vista que todos os uros são em cima do valor não pago da fatura.

11. Entrega do cartão de crédito pelos correios:

Tenha cuidado em receber cartões de crédito que não solicitou. Afinal, no código do consumidor enviar cartões de crédito sem uma solicitação prévia é proibido.
A maioria das instituições informa que usar o cartão é uma escolha do cliente, porém, se ele for extraviado, por exemplo, você poderá ter problemas com seu nome sem sequer saber o motivo.

12. Compraram uma cidade inteira com cartão de crédito:

comprar
Fonte: Google

Essa foi a maior transação usando cartão de crédito da história e ocorreu em 1989. Antes, não existia limite no cartão de crédito, então a atriz Kim Basinger decidiu comprar a cidade de Braselton na Georgia, Estados Unidos, por 20 milhões de dólares.

13. A loja pode segurar o limite do seu cartão por vários dias:

A compra com cartão tem duas fases: a autorização e a captura. Na autorização, os dados do cartão são validados, e aquele dinheiro fica retido para a loja. O portador, no entanto, ainda não é cobrado. Somente na segunda etapa, a captura, é que a loja confirma a cobrança. Neste momento, o valor aparece na fatura do dono do cartão.

Esse intervalo depende de quanto tempo a loja precisa para confirmar um pedido. Contudo, se a loja não conseguir entregar o produto ou serviço, ela simplesmente não faz a segunda etapa, e o limite do cartão. Isso é bom para evitar reembolsos.

ANÚNCIOS

14. Portabilidade dos cartões de crédito:

A portabilidade um banco para outro é um procedimento comum entre os bancos. Quando o cliente percebe que algum banco cobra altas taxas ele tende a escolher outra instituição com taxas de serviços mais vantajosas.
Para isso, o cliente deve entrar em contato com o banco de destino dessa conta e verificar se eles aceitam, se a respostas for sim é só solicitar a portabilidade. E esse tramite é efeito entre as duas instituições

15. Cartão Visa era chamado de BankAmericard

O cartão Visa no começo foi ofertado pelo Bank of américa na Califórnia e em 1958 o seu nome era BankAmericard. Só em 1976 virou Visa. Por isso, as cores desse cartão são simbólicas, o amarelo representa as colinas da Califórnia e o azul o céu.

16. Estudante Universitário é o alvo preferido dos bancos

As contas universitárias são boas alternativas para entrar no mercado financeiro. No entanto, os bancos muitas vezes se aproveitam do pouco conhecimento que muitos jovens não tem, uma veze que o mercado financeiro é uma coisa nova. Dessa forma, podem acabar se endividando.

17. Maior parte dos casos de fraude envolvem cartão de crédito:

Os cartões de crédito ficaram muito populares no mundo, que tem gosta quem não tem quer. Dessa maneira, as fraudes sobre esse serviço cresceram muito por isso 40% das fraudes financeiras são com cartão de crédito e débito, segundo o relatório de LexisNexis.

18.O seu endereço de fatura vale um pouquinho

O endereço que você coloca na hora da compra tem um tipo de validação. Existe um sistema que faz a combinação para ver se o endereço da fatura digitado é o mesmo ao cadastrado no banco. Embora no EUA o sistema seja muito eficiente aqui no Brasil há um dificuldade quanto a maneira que abreviamos o nome das ruas e das avenidas.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigos com informações sobre diversos assuntos, tire todas as suas dúvidas.

Dicas
Unop
Hoje em dia já é mais fácil fazer cartão de crédito. Nesse artigo vamos esclarecer tudo sobre como conseguir um cartão de crédito!
Como fazer um cartão de crédito pela internet?
Saiba mais Você permanecerá no site atual

Atualizado em

0

Aguarde…