ANÚNCIOS

CTPS Digital: solicite seu seguro desemprego pelo celular!

Você sabia que é possível fazer a solicitação do seu seguro desemprego totalmente online através do CTPS Digital? Confira essa possibilidade!

ANÚNCIOS
CTPS Digital
Fonte: Google

Você sabia que é possível solicitar seu seguro desemprego através de seu celular? Além disso, ainda pode utilizar todas as opções que o aplicativo da CTPS Digital disponibiliza para você.

Antes de mais nada, principalmente nesse período de crise ocasionada pelo novo coronavírus, a quantidade de pessoas desempregadas está aumentando mais a cada dia no Brasil.

ANÚNCIOS

Diante dessa fase complicada que infelizmente estamos vivendo, se torna ainda mais necessário que as pessoas saibam de seus direitos.

Sendo assim, por esse motivo, hoje iremos falar do seguro desemprego. Muita gente sabe, mas tem pessoas que não fazem ideia dessa informação, por isso vale lembrar que todo cidadão que já teve sua carteira assinada, possui esse direito.

Ou seja, receber por no máximo 5 meses, seu seguro desemprego, que corresponde ao valor de um salário.

Vale ressaltar também que, o trabalhador só conseguirá entrar com o pedido de seguro desemprego, caso o mesmo não tenha sido demitido por justa causa. Logo, você consegue conferir sobre o seguro na internet, através do Portal Emprega Brasil.

Além disso, você também pode ter acesso às informações do auxílio e também de seu saldo, usando o aplicativo.

Mais informações sobre os benefícios do CTPS Digital

Acontece que, existe o aplicativo CTPS Digital, isto é, a Carteira de Trabalho Digital, que está disponível para Android e também iOS. Com esse app, não é necessário mais estar com documentos físicos no momento de sua contratação.

Além disso, ele também possui acesso a antigos contratos de trabalho e aos benefícios que provavelmente você terá direito. Entre esses benefícios estão, além do seguro desemprego, o auxílio emergencial e também o abono salarial.

ANÚNCIOS

É fato que esses benefícios tem sido bastante solicitados, principalmente com a atual crise que estamos vivendo, causada pelo novo coronavírus, que consequentemente tirou o emprego de milhões de pessoas, e também acabou suspendendo ou reduzindo salários de muitos. 

Antigamente, a função da carteira de trabalho digital era somente consultar seu histórico trabalhista, além de suas informações profissionais, como por exemplo: salários, contratos, cargos, período de contratação e as informações referente a empresa contratante. 

No entanto, atualmente você não precisa mais usar seu documento físico, basta usar apenas o aplicativo, pois ele tem a mesma funcionalidade, que é a de solicitar o seu seguro desemprego. Acompanhe a seguir todas as funcionalidades que essa CTPS Digital pode oferecer:

1) Requisitar o seguro desemprego

CTPS Digital
Fonte: Google

No caso de você desejar acompanhar o status de seu benefício, como o seguro desemprego, abono salarial, auxílio emergencial, etc., você terá que abrir seu aplicativo e ir em “Benefícios”. 

Aparecerá para você uma lista desses benefícios e você poderá clicar em cada um deles, se quiser saber mais informações referentes a eles. 

Para que você possa solicitar seu seguro desemprego, selecione a opção “Consultar”, logo em seguida vá em “Solicitar”, assim você irá iniciar o processo para fazer a solicitação do mesmo.

ANÚNCIOS

Concluindo essa etapa, é preciso ter acesso ao número do requerimento do benefício, que você deverá ter recebido do seu ex-empregador. 

2ª) Acesso aos contratos de trabalho 

Se você desejar, é possível acessar através da opção “Contrato”, seus contratos de trabalho. O mesmo está localizado no menu inferior. Nessa opção, é possível consultar as informações referentes a empresas contratantes, como por exemplo: nome, CNPJ, endereço.

E também as informações de histórico profissional do empregado, ou seja, salário inicial, ocupação, data da contratação, etc. 

3ª) Exportação da carteira de trabalho para PDF

Você deverá ir na opção “Enviar”, para poder enviar os dados que estão em sua carteira física para sua carteira digital. Em seguida, marque as opções que você deseja passar para a digital, podendo ser apenas alguns dados específicos, ou até mesmo a carteira completa. 

Tem também a opção de fazer a exportação da CTPS, como documento PDF. Nesse caso, você precisa clicar no ícone PDF, que está localizado no canto esquerdo inferior da tela. 

4ª) Aferição dos benefícios disponíveis

ANÚNCIOS

Conforme mencionamos acima, na aba de “Benefícios”, tem todos os benefícios que são ofertados pelo governo, para os fins trabalhistas. Indo na opção “Saiba mais”, disponível em todos eles, é possível conferir a disponibilidade dos mesmos. 

É possível também saber se você está apto ou não a receber o benefício de Abono Salarial. Se tiver direito, consegue ver a data de sua próxima parcela. 

Se por acaso você não tiver direito ao seguro desemprego, porém está precisando de um dinheirinho extra para poder suprir os imprevistos financeiros, saiba que não é preciso se preocupar.

Aqui em nosso blog temos artigos feitos especialmente para você, explicando tudo que você precisa saber sobre empréstimo online, de fácil aprovação e sem nenhuma burocracia.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigos com informações sobre diversos assuntos, tire todas as suas dúvidas.


Atualizado em