ANÚNCIOS

Empréstimo consignado: Saiba tudo sobre essa modalidade

Saiba como conseguir um empréstimo consignado e veja como funcionam, as características e assim, você pode solicitar o seu.

empréstimo consigando
Fonte: Google
ANÚNCIOS

Há um certo tempo atrás, infelizmente contratar um empréstimo era extremamente burocrático e trabalhoso. Muitas pessoas, mesmo com a necessidade, encontravam dificuldade em realizar a solicitação pois além da análise de crédito ser super exigente, não havia tantas opções de empresas que realizavam o processo. Por isso, hoje existe o empréstimo consignado.

Para se ter uma ideia, apenas bancos convencionais davam a opção de empréstimo aos seus clientes, que na maioria das vezes eram correntistas a vários anos, além de já possuir um relacionamento duradouro com a instituição. Se naquela época, este era o seu caso, poderia desistir de tentar um empréstimo, pois certamente ele seria negado.

Mesmo para os clientes que era correntistas dos bancos e já tinham um relacionamento com a instituição financeira, obter um empréstimo não era tarefa fácil. O cliente deveria preencher um extenso formulário, com justificativas plausíveis de como utilizaria o valor contratado, e para a aprovação era necessário ainda dar alguma espécie de garantia de pagamento.

O cliente deveria fornecer algum tipo de segurança que iria honrar o pagamento, poderia ser com um bem de seu patrimônio (casa, apartamento, veículo ou equipamentos) ou ainda, ele deveria apresentar um fiador. Uma pessoa de sua preferência que deveria fornecer todos os seus dados pessoais para assumir a dívida, caso o contratante atrasasse ou não quitasse o pagamento.

Só de ler o procedimento adotado naquela época já parece ser desanimador não é mesmo? Pois é. Imagina ainda ter que se deslocar da sua casa, com vários documentos, com uma pessoa de sua confiança para ser seu fiador, e passar o
dia todo em uma agencia bancária tentando resolver a sua situação? Muitas pessoas inclusive desistiam, devida dificuldade do processo. Hoje, os procedimentos estão completamente diferentes.

A Chegada da internet mudou a maneira como as pessoas interagem e reprogramou toda a nossa rotina, as questões financeiras passaram por uma revolução, que beneficiou e muito os seus usuários. Quando falamos de empréstimo consignado nos dias atuais, a oferta e o procedimento de contratação são completamente diferentes.

Para começar temos inúmeras opções de bancos e financeiras disponíveis, a concorrência entre eles fizeram com que estas empresas competissem entre si, com o intuito de fornecer propostas cada vez mais interessantes de modo a ganhar clientela. Nisso, o cliente sempre sai ganhando.

As taxas de juros são baixas, a flexibilidade de pagamento é negociável, além de termos um procedimento cômodo e prático de solicitação. Atualmente qualquer pessoa com um computador conectado à internet, ou celular com Android ou IOS consegue facilmente abrir uma conta corrente digital, ou ainda realizar a solicitação de empréstimo.

Quais são os tipos de empréstimos disponíveis?

O empréstimo possui diferentes categorias, a primeira delas é que os empréstimos são divididos entre opções para pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Iremos focar neste artigo, nos empréstimos dedicados as pessoas físicas, a sociedade em geral. Para as pessoas físicas, temos as três opções mais comum de se adquirir um empréstimo pessoal, veja quais são elas:

ANÚNCIOS

  • Empréstimo Pessoal: Onde o solicitante precisa do dinheiro em espécie, para que ele faça o destino ideal da quantia.
  • Financiamento: Onde o solicitante precisa da posse do bem, podendo ser uma casa, automóvel, terreno, sitio, apartamento, entre outros. O solicitante não recebe o valor do bem em dinheiro em mãos, ele recebe o crédito referente ao valor total do patrimônio que poderá ser pago parcelado.
  • Crédito consignado: Neste caso o solicitante deverá ser aposentado, pensionista do Inss ou servidor público. É necessário que ele receba seus proventos de órgão governamental ou INSS. Uma vez que o valor obtido como crédito (sendo ele no formato de empréstimo ou financiamento) será descontado diretamente em sua folha de pagamento.

Agora que você já sabe o que é o empréstimo e suas diferentes modalidades de contratação, veja abaixo os critérios que são levados em conta pelos bancos e financeiros para aprovação de um empréstimo ao solicitante.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado tem sido uma excelente alternativa para quem recebe pelo governo. Os aposentados, pensionistas do INSS ou servidores públicos tem a chance de aproveitar as propostas mais interessantes de empréstimo, o denominado empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo diferenciada dos demais, se você está em busca de realizar uma contratação de empréstimo, já deve ter percebido que as opções direcionadas a estes perfis são as que possuem as menores taxas, são disponibilizados os maiores valores, além de contarem com flexibilidade de pagamento a perder de vista.

E você sabe porque isso acontece? por um motivo muito simples: garantia de recebimento por parte da financeira. Vamos te explicar de maneira detalhada como ele funciona e como você poderá aproveitar essas oportunidades.

Se você se enquadra neste perfil já deve estar acostumado a receber milhares de ofertas para contratação de empréstimo não é mesmo? Com a quantidade de financeiras e bancos disponíveis, tem dias que deve ficar até difícil atender todas as propostas que recebe.

E você pode estar se perguntando porque aparecem tantas oportunidades de empréstimo, sendo que muitas vezes, você não está nem ao menos procurando. Nós vamos te explicar! As financeiras, bancos e instituições de mercado que oferecem crédito as pessoas físicas ou jurídicas, para serem altamente rentáveis devem conseguir emprestar grandes quantias, com prazos extensos (assim os juros praticados é maior) e principalmente precisam receber em dia. Essa é a receita para que estas organizações tenham sucesso financeiro. Porém, sabemos que na prática nem sempre as coisas funcionam desse jeito.

O temido prejuízo que essas financeiras possuem é quando o cliente cuja proposta foi aprovada, não realiza a quitação do débito em aberto nas datas combinadas, ou ainda, deixa de pagar. Além do desfalque em caixa que a instituição absorve, pois emprestou uma quantia a um cliente que não honrou os compromissos, apresenta os resultados negativos dobrados, uma vez que deixou também de receber o acordado.

As pessoas que estão aposentadas ou recebem pensão pelo INSS, possuem um recebimento constante e dentro de uma normalidade, nunca deixarão de receber. Visando essa constância de recebimento, as financeiras entendem que é uma garantia de terem as suas
mensalidades sempre pagas.

ANÚNCIOS

As facilidades dos empréstimos consignados não são aplicadas apenas as financeiras não, e acabam sendo vantajosas também para os consumidores, quem contam com flexibilidade de pagamento (o montante a pagar pode ser divido em várias parcelas) e taxa de juros bem menores, uma vez que a inadimplência é quase zero.

Os empréstimos feitos nessa modalidade também contam com uma cobrança diferenciada. O cliente tem o valor da mensalidade a pagar debitada diretamente do seu pagamento, ou seja, não corre o risco de se endividar e acabar deixando o valor sem pagar.

Gostou deste artigo?

Se você curtiu o nosso conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos para que eles também possam ter acesso a esta matéria, e saibam as facilitações que os empréstimos consignados podem oferecer aos seus usuários.

Dicas
Unop
Se você é autônomo e tem dificuldade em conseguir empréstimo, não desista. Leia esse artigo e não tenha mais suas solicitações negadas.
Autônomo: Veja algumas dicas para conseguir o seu empréstimo pessoal!
Saiba mais Você permanecerá no site atual
ANÚNCIOS

0