
Se você está com um baixo salário e está passando por uma crise financeira, não se desespere, pois acreditamos que tudo isso é uma fase. O que iremos trazer aqui poderá lhe ajudar, pois são dicas que, se bem aplicadas, poderão fazer uma enorme diferença. Em momentos de altos e baixos na economia mundial, sabemos o quão difícil é manter o nível da renda familiar. Sobretudo, se essa renda é constituída por um baixo salário.
Dessa forma, a manutenção de sua família e renda requer mais que um simples anotar de contas no velho caderninho de gastos. Assim, é preciso esforço, cooperação e compreensão de todos, desse modo, fica a indagação: “será que podemos viver com esse baixo salário?” A resposta é sim!
E para pôr em prática essa afirmativa, é necessária uma boa educação financeira. Ainda, saber lidar muito bem com o dinheiro. Afinal, não importará se você ganha muito ou pouco, suas contas continuarão a fechar no vermelho. Assim, nosso blog criou esse artigo para te ajudar a lidar com as adversidades do dia a dia. Para que então, você possa conter seus gastos e aprender a viver com seu salário. Vamos juntos!
Sobre manter uma boa educação financeira
Nada mais importante que uma boa educação financeira. Então, isso não é algo relevante apenas, mas para toda a sociedade. Isso porque o endividamento de um indivíduo não reflete apenas em sua vida, às finanças pessoais. Dessa forma, reduzem a possibilidade de financiamento para esse mesmo indivíduo.
Dessa forma, o financiamento de crédito pelas instituições financeiras ou bancárias, contribui para o desenvolvimento da economia. Assim, mesmo que individualizado, o endividamento afeta diretamente a economia de um país.
Por fim, ainda que à sua importância seja primordial para o mercado financeiro nacional, poucos são os brasileiros que cultivam a consciência de organização e controle financeiro. E você, se considera um dos poucos que tem esta consciência de organização financeira?
Quais as reações na realidade brasileira
De maneira lenta, o Brasil caminhado para o seu desenvolvimento, contudo, assombrado pela crise mundial em reação a pandemia, o país nesse momento, tem tentado se manter de pé e os governantes, e modo desesperado, tentam não afundar seus Estados ainda mais.
Desse modo, para manter a empregabilidade, o Governo Federal, tem adotado medidas para a manutenção e guarda de empregos. Contudo, sob a redução de jornada e salários, permitindo aos trabalhadores que preservem seus empregos. Entretanto, em condições salariais menos favoráveis que aquelas ideias para o momento.
Por fim, a realidade apresentada demonstra com eficácia a conjuntura de um país precário e sem estrutura econômica para superar uma crise. Nesse sentido, você deverá se resguardar o direito de proteção e isso só acontecerá com a uma sólida e robusta educação financeira.
Então, como viver com um baixo salário?

Para te ajudar a enxergar melhor as possibilidades de construir uma boa educação financeira iremos listar os principais passos para alcançá-la sem muito esforço. Veja a seguir:
Avalie suas finanças mensalmente
Você tem esta disciplina de verificar suas finanças mensalmente? Colocar na ponta do lápis todos os seus lucros, salários, renda extra e de quem compõem sua renda familiar. Contudo, não adiantar saber o montante real do valor líquido que sua renda representa se não entender a forma correta de usá-la.
Assim, busque alternativas de entender como utilizá-la sem por em risco ou comprometer mais de 30% dela. Isso evitará o endividamento e a falência mensal de sua renda familiar. Essa é uma dica importante.
Atente aos gastos, por menores que eles sejam
Isso, mesmo! Não adianta, como dito no tópico anterior: saber quanto sua família possui se não controla seus gastos. Assim, observe cada gasto, avalie, reavalie, o que realmente é essencial para sua sobrevivência mensal. Será que aquela ida ao shopping, barzinho, todo o final de semana é mesmo necessário? Você poderá economizar em gastos desnecessários para investir em algo que realmente seja necessário sem ter que gastar muito.
Entenda a importância do seu salário
Você deve entender o quão importante seu salário é, quando entender a sua importância compreenderá que vai além do poder de compra. Na verdade ele representa a extensão do seu suor de seu empenho para desenvolver atividades remuneradas.
Não compre só porque achou barato, isso pode ser uma armadilha
Segundo uma pesquisa do PROCON a maioria das empresas e produtos possuem uma diferença de até 30% entre os estabelecimentos comerciais. Dessa maneira, não importa se você achar que o produto é barato, pesquise antes de comprar. Pare e pense. As vezes à vontade de adquirir o produto supera a sua de economizar, assim, antes de adquirir; pense, não compre por impulso, espere e avalie a sua vontade. Pense nisso!
Não deixe de acompanhar seus gastos mensais em casa
Observe seus consumos mensais domiciliares; água, luz, gás, entre outros, além de todos aqueles com a mesma característica. Evitar gastos demasiados, sem exageros, e entenda os prejuízos que eles causam ao seu orçamento mensal.
Gostou dessa matéria?
Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, projete seus consumos e siga as dicas acima e tenha ao seu lado um bom orçamente e sua consciência financeira.
Unop
