ANÚNCIOS

Como renegociar sua dívida e sair do SPC sem pagar juros

Atualmente o número de brasileiros endividados é grande. Mas existe solução para quem quer negociar as dívidas e limpar o nome, e tudo isso sem pagar juros.

ANÚNCIOS
SPC
Fonte: Google

Renegocie suas dívidas e limpe o nome no SPC

Primeiro, é importante saber que os principais órgãos de proteção ao crédito no Brasil são o SPC, o SCPS e a Serasa. Portanto, se você tem alguma inadimplência com seu nome e o CPF negativado nesses órgãos é muito importante sair o mais rápido possível deles.

O passo para tirar seu nome em inadimplência de qualquer órgão mencionado é pagar as dívidas. Para isso, disponibilizam feirões e plataformas para auxiliar nesse processo de quitação de dívidas. Portanto, se quer sair de uma vez por todas do SPC continue a ler esse artigo até o final pois vamos te ajudar. Confira!

ANÚNCIOS

O que é o SPC?

Certamente você já escutou do SPC Brasil, certo? A sigla significa Serviço de Proteção ao Crédito, e também é conhecido e chamado de bureau de crédito. Esse órgão tem vinculação com a confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O SPC é composto por um banco de dados que possui informações sobre as pessoas físicas e jurídicas, dados sobre a adimplência ou a inadimplência. Isso quer dizer que todas as execuções de operações de crédito no Brasil são processadas e armazenadas lá.

Portanto, quase todas as lojas optam por fazer consultas do CPF dos clientes no SPC quando esse quer fazer alguma compra no carnê, por exemplo. Ou seja, o SPC permite o comércio ter acesso a alguns dos nossos dados para saber se eles podem confiar essa compra de produto ou serviço a algum comprador.

Cadastro Positivo e Negociar Dívida Online

Sabendo da importância de educar financeiramente os brasileiros e a importância de possuir um nome limpo no órgão, criou-se o Cadastro Positivo e o Negociar Dívida Online. Os dois são plataformas com ferramentas para auxiliar as pessoas a melhorar seu perfil financeiro e acabar com seu endividamento.

Ah, eu imagino que você deve estar se perguntado qual a diferença desses três órgãos o SPC, o SCPC (Boa Vista) e a Serasa. Sabemos que os três tem as mesmas funções: a proteção do crédito no país. A sua diferença está em quais dados são processados e armazenados.

Os lojistas e credenciados ao SPC e ao SCPC fornecem informações de inadimplências de clientes dos seus estabelecimentos, é assim que estes descobrem as dívidas das pessoas. Isso quer dizer que nos órgãos de proteção ao crédito constam as informações de compras de bens e serviços não pagos e quais são as pessoas que não conseguiram arcar com esse compromisso.

A Serasa, por sua vez, possui dados das pessoas inadimplentes em instituições financeiras: bancos, corporativas de crédito e etc. Nesse caso, esse banco de dados é composto por dívidas relacionadas a cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, entre outros.

Como renegociar dívidas e limpar o nome

SPC
Fonte: Google

O descontentamento maior dos brasileiros na sua vida financeira acontece quando estão endividados. Mas nós entendemos que na vida acontecem situações que fogem do nosso controle, atrapalham nosso planejamento e orçamento. Para evitar o endividamento uma sugestão é fazer uma reserva de emergência que dure pelo menos 6 meses.

Porém, a realidade é que a maioria das pessoas esquecem dessa reserva e se mantêm em um ciclo de gastos porquê não tem esse costume em guardar dinheiro. Quando a realidade é essa precisamos recorrer ao parcelamento de dívidas ou até um desconto que nos permita reorganizar esse planejamento financeiro.

Para isso, existem diversas opções: conversar diretamente com o seu credor e renegociar ou assistir à feirões para limpar o nome. É importante ressaltar que antes mesmo de acordar uma renegociação é preciso primeiro fazer uma análise da nova condição financeira. Não cumprir com as parcelas de renegociação pode gerar juros ainda maiores.

A melhor maneira de fazer com que sua dívida parada pare de aumentar é renegociar, porquê se você deixá-la parada, sem quitação, os juros cobrados podem ser altíssimos. E assim, depois de renegociar você consegue se organizar financeiramente. Separamos algumas dicas valiosas que vão ajudar você a conseguir uma boa renegociação. Todas elas estão escritas nesse artigo, portanto, não deixe de conferir.

Consulte seu CPF

Para saber se você tem pendências registradas no seu nome basta consultar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito. Depois disso, caso seu nome conste como inadimplente você pode buscar renegociar alguma dívida. Na Serasa Experian você pode comparecer com seus documentos pessoais e a consulta é gratuita, assim como no SCPC (Boa Vista).

Além disso, para saber da sua situação no SPC Brasil basta ir na CDL ou em uma Associação Comercial da sua cidade, também com os documentos e todo o processo é gratuito. Além disso, os três órgãos mencionados disponibilizam plataformas online para fazer a consulta, sendo o Serasa Exprerian pago e os demais gratuitos.

Caso seu nome conste em algum desses órgãos, isso significa que você possui inadimplências e essas precisam ser quitadas para seu CPF voltar a constar como limpo e ser seu nome ser considerado de um bom pagador. Como você já deve saber, negativados tendem a ter mais dificuldade em contratar qualquer que seja o crédito no mercado, seja para parcelar uma compra ou para contratar empréstimo pessoal.

Isso acontece por que as empresas deixam de confiar em pessoas que já quebraram acordo de pagamento com algum outro credor. Sendo assim, as empresas costumam evitar ao máximo de fornecer crédito para negativados.

ANÚNCIOS

Conheça os principais órgãos para renegociar e sair do SPC

A primeira escolha deve ser sempre buscar a loja, o credor com quem você tem a dívida para renegociar. Depois disso é preciso avaliar o tamanho da dívida, pois isso impactará no cálculo do saldo devedor, bem como na proposta para quitação da pendência.

Para isso você precisa contatar o credor para que ele te passe o valor atualizado. Dessa forma você não faz o cálculo errado e consegue trabalhar em uma proposta que caiba no seu orçamento. Outra opção muito atrativa é fazer empréstimo para quitar sua dívida, porque muitas vezes o valor das taxas de uma instituição fornecedora de crédito é menor que os juros da sua pendência.

Você pode procurar a associação da sua cidade ou participar dos feirões oferecidos pelos órgãos de proteção ao crédito. Mas nesses casos fique atento a procurar o órgão credenciado e oficial para não cair em golpes.

Pronto! Agora você já conhece todas as opções possíveis para você renegociar sua dívida limpar seu nome em todos os órgãos de crédito. Assim você vai alcançar a sua liberdade financeira e conseguir fazer qualquer compra que desejar sem ficar com medo da consulta no seu CPF no ato da compra.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigos com informações sobre diversos assuntos, tire todas as suas dúvidas.

Dicas
Unop
Quer conhecer alguns bicos para aumentar sua renda e sair do vermelho? Esse artigo tem 5 de dicas valiosas para te ajudar. Confira!
Saiba como sair do vermelho: 5 dicas de renda extra
Saiba mais Você permanecerá no site atual


Atualizado em

0

Aguarde…