ANÚNCIOS

Grupo Carrefour compra a Rede Big, confira!

Com intuito de alcançar as regiões mais limitadas do Brasil o Carrefour comprou a Rede Big e aumentou mais sua presença no país.

ANÚNCIOS
Carrefour
Fonte: Google

O Carrefour é a maior varejista no ramo de alimentos do país. O grupo é muito grande formado pelo Carrefour Hiper, Carrefour Market, Carrefour Express, Atacadão e Supeco. Além disso, o grupo é composto por postos de combustíveis e drogarias. 

 Para expandir sua presença por mais localidades no país o Carrefour comprou o antigo Walmart, a rede Big supermercados. A rede Big foi avaliada em R$ 7,5 bilhões. Sendo assim, o Carrefour que já é considerado a maior varejista do Brasil depois dessa compra bilionária consolida essa posição de forma mais forte ainda. 

ANÚNCIOS

A rede Big é formada pelas marcas: Nacional, Big Bompreço, Sam´s Club, TodoDia, e Maxxi Atacado. Além disso, mais duas marcas que serão extintas: o Walmart e Mercadorama. 

O Carrefour tinha dificuldade de chegar nas regiões do Brasil com entrada limitada. No entanto, com as lojas Big, várias localidades no Sul e Nordeste serão alcançadas. O Grupo Big é controlado pelo Advent há dois anos, um fundo de investimento que atuava na reestruturação do Walmart. 

As projeções do grupo Big para 2021 – agora do Carrefour! 

Um dos planos para realização ainda em 2021 é a abertura de capital na bolsa de valores do Brasil. Nesse sentido, uma receita líquida de R$ 15,7 bilhões do ano passado foi um resultado satisfatório apresentado para esse objetivo. Ou seja, a empresa teve uma alta de mais de 5% comparado ao mesmo período em 2019. 

De acordo com a empresa, para melhor atender o setor de atacado a oferta primária precisaria investir em lojas novas e em postos de combustíveis. Porém, nada foi realizado pois esperam o aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). 

O grupo Big é a quarta maior varejista do Brasil, de acordo com o ranking do Ibevar. Além disso, o grupo fica atrás apenas do Grupo Pão de açúcar e do próprio Carrefour se considerar apenas o setor varejista de alimentos.  

Detalhes da transação Carrefour

Carrefour
Fonte: Google

Serão duas etapas para a aquisição. Primeiramente, será pago R$ 5,25 bilhões, que representa 70% do valor, em dinheiro ao Advent fundo de investimento e ao Walmart. Depois disso, o restante do valor será através da emissão de ações do Carrefour. Dessa forma, os consumidores de regiões mais remotas terão acesso a produtos e serviços a preços mais baixos comprando em atacadões. 

Ademais, o Carrefour irá adicionar mais 387 lojas do grupo Big, contando com a contratação de mais 41 mil colaboradores em quase 20 estados do Brasil. Isso significa que essa junção vai criar um grupo enorme que possuirá mais de 136 mil funcionários e uma receita de R$ 100 bilhões em vendas brutas. 

ANÚNCIOS

A fim de expandir os formatos tradicionais do mercado, como o atacado e o hipermercado, o Carrefour vai atuar com um segmento chamado B2C, que se baseia no sistema de associados, como o Sam’ Club. No entanto, há uma limitação desse modelo de mercado em várias regiões brasileiras. Portanto, será um trabalho que precisa se difundir por todas essas regiões.  

Conclusões 

Para o Carrefour essa é uma fase muito importante para o crescimento do grupo. No entanto, há muito trabalho pela frente. Primeiramente, o trabalho vai se concentrar na melhora das margens de 4% do Big, contra a do Carrefour que já está em 8%. E claro, na prospecção para garantir novos clientes. 

Claro que as opiniões sobre essa aquisição não são unanimes. Algumas pessoas enxergam como negativa a compra do grupo francês. Isso porque o Carrefour irá apresentar quase toda a totalidade do varejo de alimentos. Afinal, já pertence ao grupo, o Atacadão e cerca de 30 lojas do Makro atacadista, em uma transação que custou R$ 1,95 bilhão.

De qualquer forma, toda a transação e tramitação depende da aprovação do Cade. Por isso, o que basta agora é esperar. Para muitos essa operação é um problema para imagem do Carrefour que estará associada a antigos problemas e situações do grupo Big. No entanto, sabemos que o Carrefour já tem muita experiência e essa estratégia só tem a agregar. 

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigo com informações e tire todas as suas dúvidas.


Atualizado em

0

Aguarde…