ANÚNCIOS

BDRs saiba como investir em ações estrangeiras!

BDRs saiba como investir em ações estrangeiras: Estes investimentos, são direcionados para valores mobiliários das empresas que estão no exterior.

ANÚNCIOS
BDRS
Fonte: Google

Antes de mais nada, os BDRs se tratam de investimentos em ações estrangeiras, que estão ligadas diretamente a B3. Assim, fazendo esse modelo de investimento, sua negociação será com as ações de empresas de fora do Brasil. BDRs saiba como investir em ações estrangeiras!

Hoje em dia, muitos dos investimentos estão 100% situados no Brasil e muitas vezes, alguns investidores acabam tendo receio de fazer seus investimentos no exterior.

ANÚNCIOS

Ou seja, muitos deles veem como algo complicado e outros nem sabem da existência dessa opção. Porém, existem outras possibilidades de investir no exterior. Uma dessas possibilidades se dá através dos BDRs, que são os investimentos disponíveis na B3.

Para esclarecer, a sigla BDRs, que significa “Brazilian Depositary Receipts”, se refere a investimentos que estarão representando ações de empresas, através de outros países com certificados. E estes investimentos, são direcionados para valores mobiliários das empresas que estão no exterior, no entanto, essas negociações se fazem aqui dentro do Brasil.

Um ponto a deixar claro, é que quando se investe nos BDRs, não quer dizer que está comprando as ações das empresas estrangeiras. Nesse caso, você está apenas aderindo aos títulos que representam essas ações.

Ou seja, uma empresa está comprando as ações do exterior, assim, essa empresa irá emitir os certificados e recibos dessas ações, além de fazer as negociações diretamente com os investidores.

Logo, você estará adquirindo seus títulos e os seus certificados de ações, por meio das depositárias. Lembrando que a Apple também é uma das empresas emissoras.

Conheça os tipos de BDRs

Existem dois tipos de BDRs, são eles: os patrocinados e os não patrocinados. Eles são definidos conforme a sua maneira de negociação. Quando se trata dos patrocinados, a empresa com o controle das ações que fará a contratação da empresa depositária que irá fazer as negociações. Esses investimentos patrocinados estão desmembrados em 3 níveis:

ANÚNCIOS

1 – Nesse primeiro, não é exigido registro na CVM, apenas é permitido negociação em balcões que não são organizados ou então nos investimentos desse modo na bolsa. Assim, acabam sendo menos burocráticos, porém tem quantidades limitadas de investidores.

2 e 3 – Nesses outros dois níveis, não é preciso ter registro na CVM, as empresas responsáveis por emitir certificados. Também não é preciso ter segmentos especificados, além da negociação poder ocorrer nos balcões organizados, ou então nos pregões da bolsa.

Qualquer tipo de investidor pode negociar esse títulos, porém no nível 2, somente irão poder receber ofertas que tenham restrição de esforços. Já no nível 3, as ofertas tem magnitude de chances. Quanto aos níveis, em ambos, não existe restrição de perfil de investidores.

Se tratando dos BDRs que não são patrocinados, não há necessidade de empresa emissora. Essas negociações são todas feitas com a própria empresa depositória.

Esses investidores tendem a ser mais dos não patrocinados, por proporcionarem uma variedade de alternativas de investimentos variados. E os não patrocinados, já não determinam um tipo específico de investidor.

BDRs saiba como investir: Sobre os benefícios e riscos!

BDRS
Fonte: Google

Com os BDRs é possível investir nos títulos de empresas estrangeiras, com uma menor burocracia e também com maior acessibilidade. Mesmo lidando com essas ações em dólar, ou até mesmo outras moedas, a negociação dos BDRs será feita em sua moeda de origem, que é o real.

Além disso, suas chances de diversificar investimentos será maior. Além do acesso a outras esferas sem representações exclusivas no Brasil. Claro que os riscos de qualquer investimento existem, mas da forma que as empresas estrangeiras estiverem, também estarão suas ações.

ANÚNCIOS

Logo, leve sempre em consideração os riscos e também o seu perfil ideal de investimento. Fique ligado na movimentação das empresas que optou por investir.

Quanto aos custos, eles costumam ser semelhantes aos custos de investimentos que são feitos no Brasil. É normal você pagar uma taxa, referente a que certas empresas investem para poderem operar na B3. E também podem ter taxas de custódia, igual os tributos que estão relacionados ao próprio Imposto de Renda.

BDRs saiba como investir: Algumas dicas!

Em qualquer investimento é preciso pensar, repensar e também avaliar, para saber qual o perfil de investidor que você se encaixa. Saber também quais são seus tipos de investimento e as suas metas.

O prazo que quer ter retorno, é outro ponto importante. Então lembre-se sempre dos riscos que existe em qualquer investimento. Entretanto, pense também que investir no exterior não deixa de ser uma boa opção.

Ademais, quando avaliar investimentos dos BDRs, é preciso fazer sua escolha de qual deseja comprar. Escolher também se será ou não será com patrocínio, além da escolha do nível.

Tudo isso é possível avaliar junto com a corretora emitente dos certificados das ações. A outra opção é optar por algum analista que possa ver a melhor alternativa para seu perfil investidor, além de suas metas.

Feito isso, basta enviar sua escolha para a corretora. Contudo, antes é sempre importante avaliar bem qual a melhor empresa para poder investir. Pois existem algumas que têm taxa zero, se tratando de corretagem. Então nossa dica é: avalie bem e escolha certo.

ANÚNCIOS

Gostou dessa matéria?

Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos e familiares conheçam melhor o mercado de BDRs e saibam como investir em ações estrangeiras!


Atualizado em