
As franquias tem sido uma ótima opção de investimento, desde que bem planejado e com um bom plano de negócio. Com isso, as chances de sucesso bem maiores. É inegável a essência do brasileiro para se tornar empreendedor, por natureza. Assim, é nítida a sua capacidade de empreender, ainda mais, diante de uma crise financeira em escala mundial.
Desse modo, o brasileiro tem se reinventado e decido assumir outros métodos para contrair renda, porém, no mercado comercial não está para peixes, o que torna tudo mais complicado e difícil para uma nova marca agregar valor e peso.
Nesse rumo, para o novo empreendedor leva alguns dias, meses e anos de pura dedicação e investimentos. Por fim, conquistar o almejado sucesso e espaço no coração do público alvo. Embora, essa pareça uma tarefa dura e muito complicada, para algumas marcas, não é bem assim, elas já carregam consigo uma robustez e poder de encantar o público.
Assim, com essas marcas o acesso ao mercado é praticamente a assinatura de um contrato. Isso mesmo, estamos falando das franquias; por isso, se você quer lucrar muito sem muito esforço injetando um capital de valor razoável, acredite, veio ao lugar certo. Nosso blog irá falar sobre elas, suas vantagens e como fazer para contratar o direito de abrir uma. Vamos lá?!
Sobre o modelo empresarial das franquias
O primeiro registro de uma franquia no mercado comercial ocorreu por volta de 1950, quando uma das primeiras marcas do mundo, o McDonalds estava apenas nos EUA.
Assim, uma nova modalidade nasceu para o mundo comercial e uma nova maneira de comercialização de um produto com garantias e direitos de criação. Dessa forma, poucas décadas depois o modelo tomava conta do mundo, hoje, essa opção é uma das melhores para quem deseja investir em um negócio ou marca.
Dessa maneira, gastando pouco dinheiro ou tempo, o investidor conquistará o reconhecimento do mercado consumidor mais rápido e com maior facilidade. Por fim, com o baixo custo, o franqueado – o que investe, poderá deter a marca comercializada, para atrair o consumidor e obter lucro ou renda.
Quais as características do franqueado e franqueador:
Para aquele que fornece o serviço, marca, ideia ou produto, franqueador é a Pessoa Jurídica que obterá os direitos sobre a marca, ideia, projeto ou, ainda, produto e ainda poderá determinar quais as maneiras e formas como o empreendimento poderá fazer utilização e forma de uso.
O franqueado, é aquela Pessoa Física ou mesmo jurídica à quem será concedido o poder de USO da marca, ideia, projeto ou produto, criado ou desenvolvido pelo anterior. Assim, obtém lucros e benefícios a partir da comercialização para o mercado consumidor final. Tranquilo até aqui?
Ser Franqueado possui alguma vantagem?

Sim! Como já dissemos, o Franqueado detém o peso agregado a marca ou produto que será comercializado. Com isso seu tempo, investimento ou mesmo mecanismos de agregar valor a uma marca própria será ZERO, ou seja, não precisará gastar para ganhar mercado.
Além disso, essa marca ou produto já possui o coração do consumidor, os gastos com o setor de marketing, por exemplo, serão de responsabilidade do franqueador, chamar a atenção não é o papel do Franqueado. Por fim, outra vantagem é o sucesso da marca ou produto entre os consumidores, eles já sabem o que espera do serviço comercial, sem qualquer reafirmação da nova unidade recém inaugurada.
Quais as marcas e franqueados mais conhecidos no Brasil?
São várias as empresas que detém peso no mercado brasileiro, sendo assim, iremos relacionar algumas, veja a seguir:
Alimentícios:
Veja algumas franquias no ramo alimentício que são bem conhecidas no mercado pelos brasileiros.
A Mineirinha: Casa do Pão de Queijo
Além do mineiro, vários brasileiros amam um pão de queijo saindo do forno quentinho, agora. Já imaginou aquele pão de queijo com o gostinho da autenticidade mineira? Essa é a proposta da empresa ao fornecer a franquia da Casa do Pão de Queijo, proporcionar todos os dias em qualquer lugar do Brasil o gostinho e sabor mineiro, assim, a franquia ganhou o prestígio em todo o país. Se você quer ser reconhecido pelo cheirinho maravilhoso do pão de queijo da empresa terá que investir aproximadamente R$ 190 mil.
Quer algo mais oriental? China in Box
Uma das maiores franquias da América Latina, sua principal foco é a entrega delivery, sua entrega utilizando caixinhas de papelão fez dela uma das mais queridas no mundo quando o assunto é a comida chinesa. Se você quiser investir em uma franquia com sua marca tem as opções de loja em Shopping Center ou loja de rua. Para abrir sua franquia o investimento será inicialmente de R$ 635 mil.
Setor Linguístico:
O setor de idiomas é uma excelente opção. Isso é um fato uma vez que o domínio de línguas é cada vez mais importante no mercado de trabalho.
CNA, uma marca de peso
A empresa tem peso no mercado linguístico, conta hoje com cerca de 5 décadas de experiência; oferece o melhor dos idiomas inglês e espanhol, uma das mais grandiosas no setor de Franchise Store. Sua principal vantagem é o baixo custo para aquisição, para adquirir a marca será necessário investir cerca de R$ 137 mil.
Fisk, quem faz bem. Faz Fisk
A principal concorrente da empresa anterior, a Fisk, é um peso no mercado de franquias conta com mais de 1.000 unidades espelhadas pelo mundo. Na Fisk, o investimento é a partir de R$ 83.500.
Conclusão
As franquias são uma excelente opção para quem pretende investir em um negócio mais regulamentado. Pois existem várias requerimentos e exige um plano de negócio bem elaborado e fundamentado. Estimulamos uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, pois pode ser bem interessante para quem está disposto a investir em um negócio mais padronizado.
Gostou dessa matéria?
Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, análise uma das opções de franquias e invista em uma delas.
Unop

Leve mais benefícios para a sua vida financeira, conheça e compare todos os cartões de crédito que recomendamos e solicitando o seu.
Cartões de Crédito recomendados para você!Publicado em: 31/08/2020