Comprar carro em leilão online é seguro? Saiba agora!

Comprar carro em leilão online é seguro? Dicas para saber se um leilão online é realmente seguro. Entenda como funciona e como participar.

carro em leilao online
Fonte: Google

Primeiramente o consumidor precisa saber que os leilões possuem modalidades presenciais e virtuais. Sendo assim, a mais comum inclusive entre elas são os leilões presenciais. Contudo, devido a pandemia do corona vírus que não tem permitido instituições causarem aglomerações. Por isso, atualmente a modalidade virtual é a mais encontrada para participar de leilões. Portanto, Comprar carro em leilão online é seguro.

Os leilões têm sido muito procurados por empresas e pessoas físicas. Em um momento de crise econômica, as pessoas estão recorrendo a alternativas que possam encontrar um bom veículo, legalizado, e com preço abaixo do mercado.

Assim funcionam os leilões, as empresas leiloeiras adquirem os veículos através da Policia Federal. Veículos pegos emn blitz, que se encontram irregulares ou com impostos pendentes.

Além disso, temos os automóveis que estão disponíveis para venda pelas seguradoras. São os de clientes que não quitam o financiamento do carro e precisam devolvê-los para os bancos financiadores.

Temos ainda os leilões de automóveis novos, que sofreram alguma avaria no transporte. Estes veículos ficam em pátios de empresas leiloeiras, nos casos presenciais os compradores podem visualizar o bem, sem ligar o motor.

Na modalidade virtual tem várias fotos do carro para que o cliente veja e analise sua integridade. Os carros tem geralmente com 50% do valor que custam na tabela Fipe.

Além disso, na maioria dos casos precisam de poucos reparos para voltarem a funcionar normalmente. Em certos casos, os veículos não precisam nem mesmo de reparos, estão em pleno funcionamento.

Dicas para saber se comprar carro em leilão online é seguro

Para que o cliente saiba se realmente o site é seguro, a primeira dica é confirmar o endereço do site da empresa, empresas leiloeiras possuem sites com domínio próprio. Desconfie de empresas que possuem no endereço do site, domínios gratuitos, e sites que não são criptografados.

A escrita utiliza nos sites, nos editais podem também dar boas dicas se um site é realmente seguro ou não. Alguns golpistas tentam copiar sites de empresas famosas e confiáveis.

Por isso, muitas vezes nessa transcrição de site, algumas palavras podem sair com acentos errados. Ou ainda, é muito comum saírem com letras duplicadas, por exemplo: Leillão (leilão com duas letras L).

Esta é uma excelente dica! A Associação de leiloeiros oficial do Brasil criou o selo leilão seguro. Este selo disponibilizado no site indica que a empresa é realmente segura, transparente e idônea.

Além do selo, outra conferencia importante é verificar se a empresa está registrada no tribunal de justiça da sua cidade. Para atuar em leilões as empresas precisam do registro no órgão.

Como é a forma de pagamento de um carro adquirido no leilão? Comprar carro em leilão online é seguro?

A forma mais comum de realizar o pagamento de um bem adquirido é através do pagamento a vista. Ou seja, o cliente deve estar preparado para arrematar o carro e ter toda a quantia em mãos para realizar o pagamento.

A forma de pagamento sempre estará descrita em edital, em algumas situações a empresa leiloeira pode ainda dar ao comprador a seguinte forma de pagamento. Dessa forma:

Pagamento de 30% na hora do arremate e o pagamento restante em até 8 dias após o leilão ter ocorrido, lembrando que o bem só é retirado do pátio após quitação do débito.

Como participo de um leilão virtual de carros?

carro em leilao online
Fonte: Google

A primeira informação, que deve ser analisada pelo comprador ao pensar em adquirir um automóvel por empresa leiloeira, é verificar a procedência desta empresa.

As empresas leiloeiras devem ter boas reputações, verificar se o processo de edital que dá a ela plenos poderes de leiloar veículos está homologado e se a documentação da mesma está em dia.

Realizar uma breve pesquisa na internet pelo nome da leiloeira também dará um norte para saber como são as relações comerciais que ela estabelece com os seus clientes.

O processo para se participar de um leilão é relativamente simples. O comprador deverá ficar atento a data dos editais de leilão. Eles acontecem geralmente duas vezes por ano nas cidades, tem data certa para fazer a inscrição, então é muito importante não perder estas datas.

Em relação à documentação, é necessário verificar a quem se destina o leilão. Ou seja, se é para empresas (será necessário apresentar CNPJ e contrato social da empresa).

Contudo, se é para pessoa física (apresentar somente os dados pessoais como CPF). O CNPJ ou CPF não poderá contar com restrições na receita federal, e é necessário o comprovante de residência de no mínimo três meses.

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que você já sabe como funciona o universo de leilões, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que seus amigos e familiares possam ter acesso a essas informações e possam também adquirir carros e motos leiloados e fazerem bons negócios.

Dicas
Unop
Conheça os carros mais caros já leiloados!
Uma modalidade que muitos não conhecem. São carros e motos de luxo que são vendidos acima da casa dos milhões!
Saiba mais Você permanecerá no site atual

Por: Déborah Martins

Publicado em: 17/06/2021