ANÚNCIOS

Conheça as startups do campo e a nova geração do agronegócio

A tecnologia e inovação também chegou no campo. Jovens empreendedores e visionários investem em startups no agronegócio.

ANÚNCIOS
Startup
Fonte: Google

O agronegócio é a maior atividade econômica do Brasil. Por isso, os extrativismos mineral, vegetal e animal, a pecuária e a agricultura são atividades muito importantes do setor primário. As pessoas não costumam associar atividades deste setor a tecnologia. Porém, isso não é verdade, pois quase todas as atividades tem tecnologia aplicada, devido a presença das startups voltadas para esse meio.

No entanto, isso não significa dizer que não existem mais áreas rurais que mantém uma estrutura familiar e se distanciam dessa realidade. Ademais, a quantidade de empresários motivados em encontrar soluções na gestão do campo cresce todos os dias.

O campo aumentou sua conexão e as fazendas se digitalizaram. Os jovens são os principais responsáveis por essa mudança. Dessa maneira, muitos deles saem dos campos e vão as faculdades nas cidades estudar e trazer conhecimento em tecnologias. Para, então, agregar nas áreas rurais das suas famílias. 

Além disso, esses jovens vêm criando startups do agronegócio. Isso porque são as melhores pessoas para criar soluções no campo, já que conhecem os problemas e impasses de perto. Por conseguinte, o resultado foi a otimização do tempo, o aumento da renda e da qualidade das operações.  

ANÚNCIOS

Inovação, tecnologia e a mudança nas atividades rurais 

Essas startups estão mais concentradas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, segundo a pesquisa realizada pela AgTechGarage. São oferecidos serviços de gestão agrícola, como também, suportes em agricultura de precisão. Onde são definidas as quantidades de defensivos necessárias através de dados. 

Dessa maneira, o setor tem máquinas que fazem a colheita em pequenas e grandes quantidades sem precisar de trabalhadores para colher. Isso torna o processo mais rápido. Um exemplo é o da Startup Agrosmart, que trouxe a gestão em tecnologia no agronegócio pela “internet das coisas”. Isso é um conceito que diz respeito a análise de dados para plantações e irrigações.

Nesse sentido, outras startups pensaram em solucionar impasses administrativos e na gerencia das fazendas. Por isso, temos como exemplo casos como o da AgroSolutions, que tem um sistema 100% online de gestão agrícola. Além disso, a startup fez questão de deixar o modelo o mais fácil de ser utilizado e muito integrado. 

História de sucesso de startups do agronegócio

Startup
Fonte: Google

Eduardo Rezende, um rapaz do campo de 35 anos muito interessado em tecnologia sempre se incomodou em resolver problemas do meio agrícola. Depois disso, morou em grandes cidades e sua motivação foi aumentar a produção na área e solucionar qualquer que fosse o problema da sua fazenda. Por isso, criou um startup de tecnologia da informação para o produtor rural. 

Pensando nas gerações futuras de produtores do campo, o jovem formado em ciências da computação criou a AgroSolutions. Além disso, a digitalização em propriedades rurais aumentou agora nas novas gerações. Apesar de muitas propriedades optarem pelo modelo de administração familiar, o perfil do produtor atual busca por mais tecnologia. 

A gestão agrícola tende a ganhar mais força, já que a tecnologia está muito presente no dia a dia das fazendas, diz o CEO da startup. Além disso, Rezende tem foco nos jovens que buscam meios e ferramentas para aumentar a eficiência e a produtividade e não põe esforço em mudar a forma de pensar dos produtores mais velhos. 

Jovens tem buscado melhores resultados no agronegócio através de startups

Antes, os jovens apenas continuavam a forma com que suas famílias geriam as fazendas, sem buscar um futuro profissional. No entanto, essa realidade mudou, devido a essa onda de startups e a mente inovadora que quer sempre atualizar e solucionar. 

Sendo assim, como resultado as atividades no campo têm forte ascensão da digitalização no cenário atual. Toda essa transformação foi pelos jovens das áreas rurais, de acordo com dados da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio). Além disso, muitas vagas de trabalho surgiram nas empresas desse setor. 

Por fim, concluímos que o interesse profissional no campo despertou. E isso tem levado as áreas rurais a adição de tecnologia e muitos conhecimentos. Como também, reconhecer o benefício da atuação dos jovens de 18 a 35 anos motivados em mudar e aperfeiçoar a área rural. 

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigo com informações sobre tecnologia e tire todas as suas dúvidas.

Dicas
Unop
Você conhece as novas tecnologias bancárias Open Banking e Pix? Saiba mais sobre essas duas grandes possibilidades e todas as suas vantagens!
Conheça a tecnologia bancária Open Banking e o novo sistema PIX!
Saiba mais Você permanecerá no site atual

Atualizado em

0

Aguarde…