ANÚNCIOS

Liderança feminina se destaca em tempos de crise

Entenda como as mulheres tem tomado frente nas organizações e consolidando sua presença em posições de liderança. Acompanhe!

ANÚNCIOS
liderança
Fonte: Google

Sabemos que existe o estigma de que os homens são os únicos independentes, ávidos pelo poder e competitivos. Enquanto as mulheres são mais justas e empáticas. Nesse sentido, esse estigma faz parte de estereótipos de gênero que são usados como critério na seleção de candidatos para cargos de liderança nas empresas.

Essas fatos estão embasados em uma pesquisa publicada no Jornal Britânico de Psicologia Social. Dessa maneira, a pesquisa feita em um olhar comum a respeito das mulheres. Assim, as mostra como mais centradas em situações de crise. Sendo assim, deveriam ser as mais preferidas em uma empresa para gestão.

Hoje, as mulheres representam uma parte significativa no mercado de trabalho. Haja vista que há crescimento todos os anos, devido as conquistas de mais oportunidades. No entanto, essa realidade ainda tem impasses, como as condições de trabalho.

Como por exemplo, a disparidade de salários entre homens e mulheres para a mesma função. Segundo dados, as mulheres representam quase 40% da população economicamente ativa no Brasil. Nesse sentido, esse fato mostra solidez na presença das mulheres no cenário econômico.

ANÚNCIOS

A presença da mulher no mercado de trabalho

A capacitação feminina para o mercado de trabalho aumentou em diversas formas ao longo dos anos. Isso abriu o acesso das mulheres no mercado e trouxe melhores condições. Hoje em dia, as mulheres estão nos cargos de liderança das organizações. Todas esse pontos positivos são por conta do movimento feminino que cresceu desde a Revolução industrial.

Além disso, o trabalho feminino que um dia era tratado como serviçal chegou a lugares que eram ocupados só por homens. No entanto, mesmo com todas essas notícia importantes, ainda há avanços. Haja vista que poucas mulheres tem cargos mais elevados na empresa.

A expansão da liderança feminina

liderança
Fonte: Google

Em 2014, a empresa Terex Latin América fez uma análise em seu quadro de funcionários e viu que as mulheres que faziam parte do mesmo eram apenas 33%. Em cargos de liderança essa porcentagem era menor. A partir desse dado a empresa buscou adotar ações mudassem esse cenário. As medidas adotadas geraram resultados positivos e aumentaram de 20% para 44% a presença delas nos cargos de liderança.

No entanto, esse não é um caso único. Na última década, pela estatísticas, observa-se a abertura de cargos melhor distribuídos entre homens e mulheres. Pesquisas feitas em 2019 mostram mais mulheres em posições de liderança no mundo todo.

Neste ano, o Brasil chegou a lista dos top 10 países que tem mais empresas com com cargos de liderança ocupados por mulheres. Esses dados são muito positivos. Sobretudo, para todo o público feminino que pode agora sentir-se confiante para pleitear vagas de cargos de liderança.

Liderança assertiva e produtividade diante da crise

A crise causada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) mostrou o perfil feminino como o mais hábil em contextos de crise. Nesse sentido, uma pesquisa mostra que as mulheres tem mais conscientização e preocupação com a segurança dos colaboradores. Além de desenvolverem mais estratégias de cuidados. Muito interessante, não é mesmo?

Para Christiane Aché, diretora de uma escola de negócios, a boa liderança precisa de empatia. Além de trabalhar com atenção e humildade. E segundo dados levantados em pesquisas são as características que aparecem quase sempre nas mulheres. Ou seja, as mulheres em cargos de liderança conseguem se conectar com as pessoas da sua equipe mais que homens. Conquistam confiança e evitam os conflitos inerentes ao trabalho.

Vantagens da liderança feminina

Entender a importância de mais líderes mulheres nas empresas é importante. Pois, gera conscientização acerca da quebra de uma estrutura prejudicial às mulheres. Pesquisas apontam mulheres como mais adaptativas. Sendo assim, são mais capazes de assimilar as mudanças. inclusive, se tratando dos avanços tecnológicos.

Dessa maneira, empresas que estão sempre inovando e tem mulheres na gestão passam melhor por desafios. As mulheres tem perspectivas sociais diferentes dos homens. Por esse motivo, são mais prováveis a decidirem por ações mais justas dentro de uma empresa. Pesquisas mostram que empresas que tem mulheres em seus cargos de gestão obtém os melhores resultados.

Mulheres líderes em suas empresas servem de referência para as outras. Dessa forma, contribui para que essas vejam a possibilidade de um dia também ascenderem em suas carreiras. O que pode acabar, por fim, coma disparidade de homens e mulher em posições de liderança.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigos com informações sobre diversos assuntos, tire todas as suas dúvidas.

ANÚNCIOS
Dicas
Unop
Influenciadores digitais estão sendo avaliados pela CVM: É possível acontecer aberturas de alguns processos administrativos sancionares.
Influenciadores digitais estão sendo avaliados pela CVM!
Saiba mais Você permanecerá no site atual

Atualizado em

0

Aguarde…