ANÚNCIOS

Perfis falsos estão usando o Banco Pan para enganar clientes

Pessoas que são clientes do Banco Pan relataram receber mensagens nas redes sociais e WhatsApp de pessoas se passando por instituição bancária que oferece propostas de empréstimo.

Fonte: Google
ANÚNCIOS

Nesse ambiente, os clientes raramente são contatados pelo Banco Pan, que é liderado pelo BTG Pactual. Isso pode resultar em uma experiência ruim, pois os clientes não são totalmente informados sobre um produto ou serviço. Com poucas exceções, a chance do contato ser criminoso é alta quando acontece no WhatsApp, Twitter e outras redes sociais, correndo o risco de acontecer o mesmo que aconteceu neste golpe do Banco Pan.

Como aconteceu o golpe do Banco Pan falso

O Banco Pan confirmou em 15 de abril que algumas informações pessoais de seus clientes vazaram.O vazamento de dados de clientes, que incluíam nome, CPF e e-mail, limite e saldo devedor nunca foi confirmado oficialmente. No entanto, a instituição financeira negou que senhas ou dados de cartão fossem acessados por terceiros.

Embora ainda seja incerto se foram as tentativas de golpes ou a invasão de seu banco de dados que causaram sua lentidão, esses eventos são alarmantes. Acompanhe todas as alterações feitas em seus dados e atualize suas medidas de segurança cibernética de acordo. Neste texto, falamos sobre como o golpe tentou enganá-lo e oferecemos dicas sobre o que é um forte sinal de um site potencialmente falso.

Como o golpe funciona

Os golpistas têm usado cada vez mais plataformas de mídia social como Twitter e WhatsApp para se comunicar com pessoas que também são clientes da Pan. Mateus Gomes começou a receber muitos contatos no WhatsApp de três códigos de área diferentes com 85 como primeiro dígito, em Fortaleza e cidades da capital. Para torná-los reais, as notas tinham uma imagem do logotipo do Banco Pan.

Ao perceber que a mensagem não tinha selo de autenticação de conta, Gomes bloqueou e denunciou o número como spam ao WhatsApp.

ANÚNCIOS

Um novo contato levou Júlio Teixeira a receber uma proposta mais elaborada. No primeiro e-mail, recebido em 29 de abril pelo código de área 89 com cidades do estado do Piauí, um golpista tentou lhe oferecer um empréstimo.

Teixeira não é cliente do Banco Pan e ficou surpreso com o vazamento de seus dados. O vazamento aconteceu em 2021 e o “super vazamento” causou bastante comoção no país. As informações pessoais dele vazaram online e estavam disponíveis para compra em fóruns da dark web, mas felizmente ele as pegou antes de qualquer outra pessoa.

Quando alguém se inscreve em uma nova conta no Instagram ou Twitter, o perfil tem uma pequena marca (geralmente na parte inferior) que mostra que não há informações suficientes para verificar o usuário. Isso geralmente é seguido por um padrão entrelaçado de três cruzes perto da parte inferior direita da tela. Alguns bancos também têm isso em seus crachás de conta.

O que fazer para se proteger de um golpe como o do Banco Pan

As pessoas raramente entram em contato com os bancos pelas redes sociais, elas teriam que passar pelos canais online do banco para iniciar o contato. De um modo geral, os bancos só ligam para você quando são solicitados.

Como precaução, é melhor não fornecer informações pessoais por meio de redes sociais ou telefone. Esses tipos de vazamentos de dados podem ter um impacto severo na sua privacidade.

ANÚNCIOS

Antes de usar determinadas redes sociais, você deseja garantir que elas sejam seguras.

E se ocorrer um vazamento de dados?

Os vazamentos de dados estão acontecendo com mais frequência do que deveriam, devido às falhas de organizações que tinham responsabilidades em protegê-los – empresas e órgãos públicos, por exemplo. Outra razão pela qual esses vazamentos acontecem é por uma invasão cibernética que expôs informações confidenciais publicamente.

Com suas informações vazadas, pessoas mal-intencionadas podem roubar sua identidade e fazer compras em seu nome. O custo pode ser alto para as transações financeiras e outros tipos de dados pessoais relacionados a isso.

Quando houver suspeita de exposição de dados, é importante registrar uma denúncia junto às entidades competentes como a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e órgãos de segurança.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigo com informações sobre cartão de crédito e tire todas as suas dúvidas.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

0