ANÚNCIOS

O que é o sistema de pagamento instantâneo PIX?

Conheça o novo método de pagamento que possibilitará que o dinheiro transite de uma conta para outra em pouco tempo, inclusive entre contas de diferentes bancos.

ANÚNCIOS
pix banco central
Fonte: Google

O PIX é um sistema de pagamento que foi idealizado pelo Banco Central. É uma ferramenta que realize operações financeiras de forma mais simples e prática.

O cadastro para esse sistema foi liberado no dia 05 de outubro, para as pessoas que possuem contas em bancos, sejam eles físicos ou digitais.

Vamos aprender um pouco mais sobre o PIX? Veja a seguir como ele funciona e como aderí-lo.

ANÚNCIOS

Quais são as vantagens?

As principais vantagens do sistema PIX são, principalmente, a ausência de taxas para serviços bancários, como transferências para outros bancos.

Atualmente, a maioria das instituições cobra um valor para o usuário realizar as atividades. Além da ausência de custo, o PIX também garante que as transferências sejam realizadas quase que instantaneamente, com tempo médio de conclusão de 10 segundos.

Elas podem ser realizadas a qualquer hora do dia, sem respeitar um horário específico, e em todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados.

São ferramentas disponíveis que facilitam muito a vida do usuário, que pode realizar suas transações quando desejar e ter a confirmação de que elas foram executadas na hora.

Requisitos para usuário PIX

Para começar, todos que querem usufruir dessa nova ferramenta precisam ter uma conta bancária, em instituições físicas ou virtuais. Um usuário que deseja ter acesso ao PIX, precisa atender a algumas exigências estabelecidas pelo sistema.

Entre elas, ele precisa ter uma “chave PIX”, um identificador numérico para cada um dos usuários. Esse número está vinculado ao telefone, e-mail ou CPF do indivíduo.

No aplicativo do seu banco, você consegue verificar se a opção do cadastro já está disponível.

ANÚNCIOS

Você já conferiu lá no seu banco?

Transações via PIX

pix banco central
Fonte: Google

Como citado anteriormente, as principais atrações desse novo sistema são as transferências não-tarifadas que podem ser realizadas a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

Nesse sentido, existem alguns critérios e vantagens que regulamentam as transações via PIX. Para começar, o usuário para quem você está enviando o dinheiro precisa também possuir uma chave PIX.

Você não precisa aguardar horários específicos do dia, porque a confirmação de cada transação ocorre em menos de dez segundos.

Em pessoas físicas, o serviço é completamente gratuito. Para pessoas jurídicas, 10 transações efetuadas significam um custo de R$ 0,01 para o usuário.

Outra vantagem é o fato de que, ao invés de completar diversos dados sobre a pessoa para qual você está enviando dinheiro, basta inserir a chave PIX desse indivíduo.

Cadastro

Se você se interessou por todas as vantagens e recursos apresentados, saiba que já é possível realizar seu cadastro no sistema PIX.

Nos aplicativos dos bancos, você precisa inserir alguns dados, como seu celular (ou e-mail) e CPF. Alguns bancos vêm solicitando suas informações de conta, mas não são todos.

ANÚNCIOS

Gostou dessa matéria?

Compartilhe o artigo com seus amigos, parente e em suas redes sociais, ajude-os a entender melhor sobre o PIX. Em seguida, corre lá e faça o seu cadastro PIX.

SUGESTÃO UNOP

Caso você esteja enfrentando dificuldades em conseguir um cartão crédito para lhe ajudar no dia-a-dia, sugerimos que veja a nossa página de Cartões Recomendados, onde demostramos a vantagens de cada um, como por exemplo, anuidade gratuita, parcelamento, não consulta ao SPC/Serasa e etc.

Clique no botão abaixo e aprenda como consegui-los!


Atualizado em