ANÚNCIOS

Planejamento financeiro: Organize as finanças e viva bem!

Geralmente início de ano fazemos várias promessas. Uma delas é de elaborar um bom planejamento financeiro. Saiba como executar um bom projeto!

planejamento financeiro
Fonte: Google
ANÚNCIOS

Geralmente início de ano fazemos várias promessas. E uma delas é de elaborar um planejamento financeiro para fechar o ano sem as contas no vermelho, sem dívidas e ordenar as despesas de forma a não gastar mais do que recebemos. Para isso, faz-se necessário começar a trabalhar à frente. Uma boa ideia é começar a planejar o ano novo a partir de agora!

Uma pesquisa do Banco Central e da Febraban mostrou que mais de 65% dos brasileiros não sabem onde está seu futuro financeiro. O alto percentual é reflexo da falta de planejamento

Dessa forma, o que pode ser esmagador às vezes é a necessidade de organizar todas as finanças. Nesse sentido, você busca na internet um bom planejamento, segue rigorosamente as instruções, coloca no papel e no final o objetivo não é alcançado. Daí você se pergunta, o que deu errado? Entretanto, podemos afirmar que a coisa mais importante nesta matemática estava faltando, você.

Sem dúvida, um plano financeiro de qualidade fornece os princípios financeiros básicos e fundamentais que devem ser seguidos para ter sucesso. No entanto, os fatores pessoais que tornam este plano razoável, executável e sustentável são importantes a serem considerados.

Se você deseja sair do papel e colocar em prática seu planejamento, inserindo você neste projeto, continue lendo essa matéria e veja a seguir como começar a executar essas metas de uma vez por todas.

Se colocando no planejamento financeiro

A questão não é se você está endividado no momento, ou se está apenas inserido numa grave desorganização financeira. No momento isso não é relevante. O primeiro passo seria conhecer a si mesmo e o que você deseja.

ANÚNCIOS

Se você quer fazer as coisas acontecerem no mundo financeiro, o ponto de partida diz respeito a tudo aquilo que você considera importante na sua vida. Dessa forma, tudo terá início no que você considera importante.

Se você não tiver certeza de como determinar isso, sempre poderá fazer essas três perguntas.

  • O que faz seu dia ficar mais confortável e leve?
  • O que você gosta de fazer? 
  • Você não abre mão de que?

E o que essas perguntas têm a ver com planejamento financeiro? 

Saber quais são suas prioridades e o que é mais importante na sua vida é fundamental para você alcançar seus objetivos. Você precisa ter uma ideia e considerar seus sonhos para construir um plano que permitirá que você crie metas realistas e alcançáveis. Então é hora de fazer um bom planejamento onde tudo isso seja levado em conta.

Vale ressaltar que as pessoas muitas vezes terão planos distintos, porque as prioridades de cada um são distintas. Dessa forma, o que é importante para você pode não ser para outro, isso é normal.

Um bom planejamento financeiro não é aquele apenas baseado em contas e planilhas. Contudo, vai muito além, pois diz respeito a acreditar no futuro e nos sonhos, proporcionando uma vida de qualidade no presente e no futuro.

Agora que descobri o que é importante, o que fazer?

Um passo crucial ao construir seu plano é tornar as informações essenciais visíveis, priorizá-las e certificar-se de que você sabe por que está fazendo isso.

É importante definir objetivos, sonhos alcançáveis e começar a caminhar em direção a eles. Ao definir prazos, metas de preços e prioridades de forma clara, você estará explicitamente mais focado em tornar seus sonhos realidade.

ANÚNCIOS

Dessa forma, seu sonho é um objetivo, mas ainda não é algo concretizado. Para isso, é preciso colocar um custo nesse objetivo. Por exemplo: quanto é a mensalidade da faculdade? Quanto custa a matrícula? O que preciso fazer agora para ingressar nela?

Conhecendo mais sobre planejamento financeiro

planejamento financeiro
Fonte: Google

Não podemos ter planejamento financeiro apenas como promessa todos os anos. Executar um, não é algo difícil de fazer.

Para fazer fazê-lo, você deve conhecer muito bem seus pontos fortes e fracos, pois o planejamento começa com esses dois pontos de dados. Nesse sentido, usar suas informações pessoais é importante para o autodesenvolvimento. Sem este tipo de informação, é mais difícil desenvolver um esboço e um plano assertivo.

Gostou deste artigo?

Se você curtiu o nosso conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos para que eles também possam ter acesso a esta matéria. E então, saibam como elaborar um bom planejamento financeiro.

Dicas
Unop
Se você é autônomo e tem dificuldade em conseguir empréstimo, não desista. Leia esse artigo e não tenha mais suas solicitações negadas.
Autônomo: Veja algumas dicas para conseguir o seu empréstimo pessoal!
Saiba mais Você permanecerá no site atual
ANÚNCIOS

0