ANÚNCIOS

Aprenda como poupar dinheiro mesmo ganhando pouco

Poupar dinheiro é difícil, não é mesmo? Saiba como superar esta dificuldade e aprenda com simples passos como poupar dinheiro e ter o controle sobre ele.

ANÚNCIOS
poupar dinheiro
Fonte: Google

Poupar dinheiro, você consegue ter esta disciplina? Difícil, não é mesmo? Mas acredite, é uma questão de treino e costume. A seguir iremos explicar um pouco melhor sobre como romper esta barreira de poupar dinheiro.

Diante da crise financeira que assola o país, vemos cada vez mais pessoas querendo cultivar o hábito de poupar dinheiro, mas como fazer isso ganhando pouco ou durante uma crise?

ANÚNCIOS

Isso pode até parecer mais complicado, contudo, não é. A maneira como você lida com seu dinheiro; com os gastos e usabilidade, pode dizer muito sobre a sua consciência econômica.

Dessa forma, poupar é mais uma questão de educação financeira do que a relação do valor salarial recebido por você mensalmente, desse modo, com o valor que você ganha poderá juntar dinheiro, ainda que, ganhando pouco.

Assim, nosso blog quer de mostrar quais os passos para conquistar esse feito e conseguir enxergar uma saída, mesmo com o recebimento de salário baixo.

Preparado para descobrir esse segredo?

Vamos lá!

Como fazer um planejamento financeiro

Pois é. O primeiro passo para começar a poupar dinheiro é utilizar um antigo método de avaliação econômica; papel e lápis.

Anote tudo o que você ganha e o que ganham aqueles que fazem parte da renda mensal familiar, desse modo, você também deverá anotar seus gastos. Crie uma comparação sobre os ganhos e custos mensalmente.

O segundo ponto é observar os gastos em particular, saber se cada uma realmente estão cumprindo o papel de essencialidade e se eles são necessários.

Os gastos mensais podem causar um prejuízo enorme sobre sua renda, assim, o planejamento financeiro é crucial para seu novo rumo.

ANÚNCIOS

Então, até aqui está fazendo sentido pra você? Vamos seguindo!

Quais as consequências entre me divertir e/ou juntar dinheiro?

Fonte: Google

Essa indagação sempre ocupa um espaço em nossas mentes, não é verdade?

Dessa forma, qual seria a melhor forma para efetivar uma consciência financeira saudável e começar a constituir uma vida financeira mais saudável entre as opções me divertir ou poupar?

E se nós dissermos que as duas compõem a resposta correta! 

Não se surpreenda, se você sempre se colocou entre elas, com certeza, tomou atitudes erradas com o uso de seu dinheiro, assim, a melhor maneira de reajustar as opções é corrigir seus hábitos financeiros.

Por fim, pondere em suas escolhas, quando for se divertir escolha um programa de que gere mais de que 20% de sua renda mensal.

Nesse mesmo raciocínio, quando for poupar o faça com no mínimo 20% e não exagere, o poupar é manter uma constância e frequente realidade, não pode de maneira alguma torna-se esporádico.

E qual seria a melhor forma de poupar dinheiro?

Existem mil maneiras de poupar dinheiro, contudo, a questão aqui não é a melhor forma de juntar, embora pareça contraditório, mas o que importa é quais às atitudes que se enquadram em seu perfil econômico.

ANÚNCIOS

Dessa forma, não adianta fórmula ou remédio se a causa do problema não for a mesma, por isso, trace seu perfil, entenda com você funciona: seus gastos, consumos, prioridades e outro motivos que envolvam suas finanças – por isso a indispensabilidade do orçamento financeiro mensal.

Nosso blog vai elencar algumas opções para que possa iniciar suas economias, veja a seguir:

Avalie e separa tudo que for contas fixa de gasto extra

Pode parecer simples, né!? Porém, nem sempre é.

As vezes os gastos extras podem ser tão frequentes que se tornam mensais e você os efetua com tanta habitualidade que não nota.

Dessa forma, assuma o controle, efetue o acompanhamento dos gastos e observe o que tem levado seu salário e renda mensal para o buraco como, por exemplo; compra no cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, entre outro.

Por fim, relacione suas contas mensais e fixas; água, aluguel, mensalidade escolar, academias, energia, plano de saúde, entre outros.

Qual a estimativa no comprometimento em poupar dinheiro?

Nesse ponto, você deverá assumir a responsabilidade e comprometimento de poupar, ainda, que soe complicado ou mesmo difícil.

Dessa forma, determine um limite para poupar por mês (lembre-se: com habitualidade), para isso observe seu perfil econômico.

Dessa forma, após o traçar do perfil econômico, é essencial constituir uma relação entre poupar e o compromisso de pagar uma mensalidade.

ANÚNCIOS

Isso poderá ser feito no início com cerca de 10% de seu salário mensal, gradativamente, ir aumentado para o máximo de 30% dele.

Existe algum mecanismo para efetivar esse método para poupar dinheiro?

Sim. Existem vários serviços financeiros que ofertam a possibilidade de recolhimento dos valores mensais; como a finalidade de uma poupança, você paga um boleto mensal sobre determinado valor e ao final desse plano poderá resgatar o valor com reajustes.

Contudo, poderá fazê-lo, também, por meio de investimento de renda fixa, quem funcionam de maneira semelhantes, porém, deva atender ao prazo de resgate, se não o fizer poderá perder dinheiro.  

O que devo fazer para evitar o processo de poupar dinheiro?

Não caia na ilusão dos planos bancários e crédito facilitados; cartão de crédito, cheque especial, financiamento, entre outros.

Dessa forma, a utilização de um desses créditos deve ser efetuada em EXTREMA urgência, não por mera liberalidade em consumir.

Por fim, siga todos os passos e comece a poupar ainda hoje, com a garantia de conquistar sua independência financeira.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, não esqueça de seguir os passos acima citados e ainda ler mais sobre como poupar ou investir aqui em nosso blog.

SUGESTÃO UNOP

Caso você esteja enfrentando dificuldades em conseguir um cartão crédito para lhe ajudar no dia-a-dia, sugerimos que veja a nossa página de Cartões Recomendados, onde demostramos a vantagens de cada um, como por exemplo, anuidade gratuita, parcelamento, não consulta ao SPC/Serasa e etc.

ANÚNCIOS

Clique no botão abaixo e aprenda como consegui-los!


Atualizado em