ANÚNCIOS

Qual é a relação entre o PIX e a proposta de pagamentos via WhatsApp?

Você sabia da possiblidade de fazer pagamentos via WhatsApp? Conheça essa funcionalidade e a relação entre ela e o novo sistema PIX!

ANÚNCIOS
pagamentos via WhatsApp
Fonte: Google

Pagamentos via WhatsApp?

Você sabia da possibilidade de fazer pagamentos via WhatsApp?

Sim, é isso mesmo! O WhatsApp começou a testar a funcionalidade de transferência de dinheiro pelo próprio aplicativo. Funcionava de forma que o usuário colocava os dados de seu cartão (débito ou crédito) e poderia realizar pagamentos por ali mesmo, através da ferramenta Facebook Pay.

ANÚNCIOS

Você provavelmente não ficou sabendo, mas a função de pagamentos via mensagem de WhatsApp foi disponibilizada para mais usuários no dia 15 de junho. Em 23 de junho, poucos dias depois, o Banco Central suspendeu essa possibilidade e até ameaçou algumas parceiras do aplicativo (Visa e Mastercard são dois exemplos) caso elas não impedissem os usuários de realizar essas transações.

O motivo pelo qual essa suspensão ocorreu não está claro, mas muitos acreditam que foi justamente por conta do lançamento do PIX programado para o final do ano, que foi desenvolvido pelo próprio Banco Central.

O que é o PIX?

pagamentos via WhatsApp
Fonte: Google

O PIX é um sistema inovador de pagamentos. Ele disponibilizará transações, como transferências e pagamentos, 24 horas por dia em qualquer dia da semana, inclusive em feriados e nos finais de semana. Seus usuários não precisarão pagar as taxas para essas movimentações e elas serão realizadas instantaneamente, em menos de dez segundos.

Qual é a relação entre o PIX e o sistema de pagamentos via WhatsApp?

Existem hipóteses de que o envio de pagamentos via aplicativo do WhatsApp foi justamente suspendido por causa do PIX. O Banco Central, aparentemente, resolveu antecipar o lançamento do sistema PIX para setembro, que antes seria em novembro ou até o final do ano.

Para compensar, todas as instituições financeiras, de grande, médio e pequeno porte, inclusive fintechs (Nubank, PicPay e PayPal) vão ser contempladas pelo PIX.

O Banco Central afirma que está acompanhando a iniciativa do WhatsApp, e acredita que todo esse potencial da ferramenta pode ser integrado ao PIX, mas continua negando que a proibição do pagamento via aplicativo tenha relação com o novo sistema desenvolvido.

ANÚNCIOS

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigo com informações sobre o finanças e tire todas as suas dúvidas.


Atualizado em