ANÚNCIOS

Conheça a tecnologia bancária Open Banking e o novo sistema PIX!

Você conhece as novas tecnologias bancárias Open Banking e Pix? Saiba mais sobre essas duas grandes possibilidades e todas as suas vantagens!

ANÚNCIOS
tecnologia bancária-open-banking
Fonte: Google

A tecnologia vem se tornando cada vez mais comum no cotidiano. Atualmente, até instituições mais antigas, como os bancos, podem ser acessadas através de aplicativos ou de sites da internet. Por esse motivo, também se intensificaram as iniciativas que procuram facilitar a vida do usuário através da tecnologia bancária, com cada mais facilidades e funcionalidades disponíveis.

Duas dessas tecnologias são o PIX e o Open Banking e, atualmente, elas vêm tentando ocupar o espaço na vida do consumidor. Confira, abaixo, os detalhes sobre cada uma delas.

ANÚNCIOS

Sobre a tecnologia bancária Open Banking

Open Banking significa, em tradução livre, banco aberto. Isso significa que o banco ao qual o usuário pertence ou a instituição que ele utiliza perde o seu valor. É como se as instituições perdessem seu caráter de serem únicas, já que, segundo esse sistema, todas formam uma só plataforma.

Um exemplo é relacionado às linhas de crédito, que passam a valer para todas instituições, não só para aquela a qual o consumidor está vinculado. Ao redor do mundo, esse sistema já vem sendo implementado de diversas maneiras diferentes. Não existe, portanto, um único modelo de Open Banking.

Sobre a tecnologia bancária PIX

tecnologia bancária-pix
Fonte: Google

O PIX torna possível que os seus usuários possam realizar suas transações através de um sistema único. Sua proposta é disponibilizar transações financeiras quase que instantâneas (com prazo de até 10 segundos para se completarem), gratuitas e seguras.

As transferências, mesmo que realizadas para instituições diferentes daquela do emissor, passam a não custar nada e a serem realizadas a qualquer hora do dia, durante os sete dias na semana.

Vantagens desses sistemas

Os sistemas permitirão que as transações financeiras ocorram de forma mais prática, ágil e fácil. Além disso, eles permitem que o usuário possua mais flexibilidade na hora de realizar suas transferências e seu pagamento, sem restrição de dia ou hora.

Além disso, eles fazem com que fintechs (como Nubank, PicPay e PayPal) cresçam ainda mais, porque elas disponibilizam diversas facilidades aos clientes. Com o Open Banking, qualquer instituição poderá ser “transferida” e desvinculada.

Basicamente, esses novos recursos que vêm sendo apresentados, como o PIX e o Open Banking, são uma resposta direta às necessidades que o mundo globalizado e tecnológico impõe. Eles permitem que o usuário das instituições financeiras consiga realizar suas tarefas mais facilmente, sem perder tanto tempo, mas, ao mesmo tempo, mantendo a segurança.

Início dos trabalhos do PIX

O cadastro do PIX iniciou dia 05 de outubro e pode ser realizado nos aplicativos das instituições financeiras. Ele não possui restrição quanto ao banco e, por isso, está disponível para qualquer usuário que deseje receber sua “chave PIX”, ou seja, seu identificador para as transações.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Por fim, aproveite nosso blog ele apresenta vários artigo com informações sobre o finanças e tire todas as suas dúvidas.


Atualizado em