ANÚNCIOS

Ativos financeiros: Você sabe o que são?

Com o aumento de pessoas atuando cada vez mais no mercado de ações, é importante saber todas as informações sobre os ativos financeiros.

ativo financeiro
Fonte: Google
ANÚNCIOS

Quem está iniciando no mercado de ações, pode ainda surgir algumas dúvidas sobre como investir seus recursos. Existem uma infinidade de opções na bolsa de valores, e se decidir em qual dela realizar o seu investimento pode ser uma tarefa difícil. O desejo de todo investidor, seja ele iniciante ou já experiente, é ter uma carteira de investimentos sustentável e segura. Sempre de acordo com o seu perfil de investimento. Então, leia esse artigo para conhecer os ativos financeiros

Nesse sentido, para chegar neste nível de maturidade é importante compreender quais são os ativos financeiros e como eles se comportam. É o jeito obter uma carteira altamente rentável com a segurança desejável.

Conceito de ativo financeiro

O investimento que pode lhe trazer rendimentos a curto e médio prazo são os ativos financeiro. Isso porque esta aplicação poderá lhe trazer mais valorização da ação ao passar do tempo, além de gerar um ganho constante ao investidor. Através da compra de ações de determinadas empresas, onde o comprador passa a ter direito a uma parcela do lucro líquido obtido pela organização. Por fim, o lucro vem maneira proporcional as ações adquiridas.

Este é o investimento mais comum e entendido pela sociedade em geral, quando mencionamos bolsa de valores. São as compras de ações em empresas de capital aberto que lhe dão a posição de possuidor de parte de uma determinada instituição. Existe ainda um pré concepção, que investimento em ativos são extremamente arriscados. O que é um grande mito!

A maioria das plataformas disponíveis que fazem esta interface do investidor com a bolsa de valores, antes mesmo do indivíduo realizar a compra da ação, ele passa por um questionário criterioso, onde a plataforma tenta identificar quais são as suas pretensões, prazo de saque do valor e ainda grau de risco que deseja assumir. Ou seja, mediante suas preferências, a plataforma irá lhe direcionar para um investimento que lhe deixe mais confortável. Alguns exemplos de ativos que não possuem alto risco, são fundos imobiliários, Stocks, Reits e ETFs.

ANÚNCIOS

Quais as principais características dos ativos financeiros?

A principal característica de um ativo financeiro é que eles não são um produto físico que comumente compramos ou adquirimos. Ele se trata de algo intangível que pode ser um deposito bancário, ações, ou títulos em geral. Isso quer dizer que eles equivalem a dinheiro, bem diferente do que acontece quando pretendemos vender um bem patrimonial, como um terreno, imóvel ou veículo.

São diversos modelos de ativos financeiros e cada um deles apresentam uma característica particular. Portanto, é necessário conhecer cada um muito bem, além de saber qual se aplica no seu perfil. Alguns ativos se diferem por exemplo pelo tempo de possibilidade de retirada do valor. Geralmente aparece o símbolo D+, que diz o número de dias de possibilidade de retirar. Ex: D+30 (Retirada de saque após 30 dias). Se esse ativo vir representado por D+0 (quer dizer que a retirada de saque pode ser feita a qualquer momento).

Os ativos também se diferenciam em relação a modalidade de renda, temos ativos de renda fixa e os ativos de renda variável. Os ativos de renda variável compreendem as ações da bolsa de valores, ligadas a fundos de ações ou fundo cambiais. Já os ativos de renda fixa são os ativos representados pelo potencial de renda não tão alto como as variáveis. Além de constituíram de uma boa carteira de investimentos diversificada, sendo eles, CDI, CDB, LCI e LCA.

Qual o primeiro passo para começar a investir em ativos?

Quando pensamos em investimentos sempre vem a nossa mente o risco no qual ele pode estar associado. Se você ainda não tem nenhuma vivencia com o mercado financeiro de venda e compra de ações, o assunto ainda pode te cercar de dúvidas, não é mesmo? Não se preocupe que nesta matéria você irá absorver um conhecimento teórico. Apresentando quais os riscos se estão envolvidos em investimentos no mercado de ações. Por isso, leia as próxima slinha

O primeiro ponto que devemos mencionar, é que investir não é um “bicho de sete cabeças”. É necessário, você estude um pouco sobre o assunto. è importante antes de se inscrever em alguma plataforma de investimentos. E então, arriscar a alocar os seus recursos de maneira desordenada. Para se investir na bolsa de valores, é preciso estar inserido em alguma plataforma de corretagem.

ANÚNCIOS

Devido à grande busca de várias pessoas para investir seus recursos no mercado de ações, temos um número crescente de corretoras de investimento disponíveis. De forma a auxiliar e te dar todo o suporte necessário para fazer os seus investimentos. Sendo assim, essas corretoras possuem uma interface muito simples de usar, e facilitará o seu entendimento.

Como investir

ativo financeiro
Fonte: Google

A maioria delas, inclusive não cobram taxa de inscrição, manutenção de conta ou quaisquer outros custos. Assim, o procedimento consiste em realizar um login na plataforma com todos os seus dados pessoais. O processo é bem semelhante ao abrir uma conta corrente digital), depois que o seu cadastro na plataforma for aprovado, você já poderá a começar a investir. Basta transferir o seu capital a ser investido para a plataforma, e começar a atuar.

As plataformas das corretoras de investimento, ao realizar o seu cadastro, você passará por um questionário criterioso. Neste irá responder uma série de perguntas, Assim, estas estão relacionadas a forma que deseja investir. Como prazo de resgate do valor, e ainda tempo médio de investimento. Essas perguntas, são de suma importância para a plataforma criar o seu perfil de investidor. Nesse sentido, com o seu perfil criado, eles poderão lhe apresentar opções de investimentos de acordo com a sua necessidade.

Dessa maneira, os dados apresentados na plataforma, independentemente do perfil do investidor são muito simples e detalhados. como resultado, o investidor tem uma visão holística das ações, dos valores, dos índices de crescimento ou queda. Ademais, também conta com um gráfico que mostra o desempenho da empresa no decorrer do tempo.

Gostou deste artigo?

Se você curtiu o nosso conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos para que eles também possam ter acesso a esta matéria. E então, saibam como funcionam os ativos financeiros dos mercados de ações.

ANÚNCIOS

Dicas
Unop
BDRs: Conheça esse modelo de investimento, onde sua negociação será com as ações de empresas de fora do Brasil.
BDRs saiba como investir em ações estrangeiras!
Saiba mais Você permanecerá no site atual
ANÚNCIOS

0