ANÚNCIOS

WhatsApp Pay: O que é e qual é a proposta desse sistema

Se você é um frequente usuário do aplicativo WhatsApp Pay, fique ligado no novo sistema de pagamento do WhatsApp. Conheça esta nova vantagem e saiba como usá-la.

ANÚNCIOS
WhatsApp Pay
Fonte: Google

WhatsApp Pay é uma grande novidade no mercado criado pelo WhatsApp. Vamos detalhar esta inovação pra você agora. Mas antes, entenda as circunstâncias atual para esta nova forma de pagamento.

Todas as instituições financeiras, grandes, médias e pequenas, vêm inovando seus sistemas e suas funcionalidades.

ANÚNCIOS

A principal forma escolhida para fazer essa inovação é através das plataformas digitais. Dessa vez, quem resolveu apostar na criação de um recurso virtual para pagamentos e transferências de dinheiro de forma fácil e prática foi o WhatsApp.

Confira, a seguir, as principais informações sobre essa novidade.

WhatsApp Pay

Em junho, foi anunciado que o WhatsApp implementaria o seu serviço de pagamento – mediado pelas operadoras de cartão de crédito – para alguns testes. Isso aconteceu, e a plataforma começou a funcionar para alguns usuários.

A ideia é o envio de quantidades de dinheiro pelo próprio aplicativo do WhatsApp, nas conversas. O suporte seria o Facebook Pay, que já existe, com parcerias de administradoras financeiras. Você provavelmente não ficou sabendo, mas o serviço chegou a ser testado e até mesmo lançado, mas isso só durou oito dias.

O dia 15 de junho marcou o início do uso do serviço, mas no dia 23, o Banco Central suspendeu o aplicativo de disponibilizar essa funcionalidade aos usuários.

Isso ocorreu porque a instituição afirmou que o WhatsApp estaria se sobressaindo aos bancos tradicionais, que não possuem função de transferência de forma tão simples.

Além disso, o BC afirmou que a plataforma precisaria ser reavaliada e seria liberada quando houvesse justiça com as outras instituições financeiras e quando houvesse segurança garantida durante os procedimentos oferecidos.

ANÚNCIOS

PIX

O PIX é um sistema de pagamento que foi desenvolvido pelo próprio Banco Central. Ele promete revolucionar as práticas financeiras, já que as transferências passarão a ser gratuitas e realizadas a qualquer hora do dia, sete dias por semana.

Por ter sido criado pelo Banco Central, muitos dizem que a suspensão do WhatsApp Pay ocorreu justamente porque essa tentativa do aplicativo de mensagens de se integrar ao mercado financeiro seria uma ameaça ao PIX.

No entanto, o Banco Central nega essa versão e afirma que a suspensão do serviço disponibilizado pela plataforma aconteceu por conta da injustiça com as outras instituições e da falta de garantia de segurança total.

O lançamento do PIX foi adiantado e já está disponível nos aplicativos de diversos bancos, de grande e pequeno porte. Além disso, fintechs como a Nubank e o PicPay também estão disponibilizando essa inscrição para seus usuários.

Basta completar as informações pessoais solicitadas na hora do cadastro (CPF e uma forma de contato, e-mail ou celular) para receber uma chave PIX, que funciona como um indicador individual da plataforma, dado utilizado para completar as transações.

Futuro do WhatsApp Pay

WhatsApp Pay
Fonte: Google

Depois da suspensão dos testes do WhatsApp Pay pelo Banco Central, as tentativas foram retomadas no mês de agosto.

No momento, o serviço só está disponível para algumas pessoas, não para todos os usuários e os valores transferidos devem ser baixos para que haja segurança durante os procedimentos.

ANÚNCIOS

A funcionalidade não tem previsão de liberação para as outras pessoas.

A Cielo, no entanto, está buscando fechar parceria com esse recurso do serviço de mensagens para facilitar o pagamento e recebimento de quantidades em dinheiro.

Gostou dessa matéria?

Compartilhe o artigo com seus amigos, parente e em suas redes sociais, ajude-os a entender melhor sobre o WhatsApp Pay. Em seguida, corre lá na nossa Home Page e verifique mais artigos do seu interesse.

SUGESTÃO UNOP

Caso você esteja enfrentando dificuldades em conseguir um cartão crédito para lhe ajudar no dia-a-dia, sugerimos que veja a nossa página de Cartões Recomendados, onde demostramos a vantagens de cada um, como por exemplo, anuidade gratuita, parcelamento, não consulta ao SPC/Serasa e etc.

Clique no botão abaixo e aprenda como consegui-los!


Atualizado em